By: Administrador PPGET Ações PPGET novos caminhos -- Publicado em: 03/12/2018 14:54

Egressos do MPET ministram aulas no Curso de Especialização em Investigações Educacionais

O Curso de Especialização em Investigações Educacionais teve sua proposta elaborada por professores vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico (GEPROFET), o qual está relacionado ao Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico – MPET, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM.
O curso é oferecido gratuitamente e tem como público alvo portadores de diplomas de graduação que tenham interesse em conhecer, dominar e aplicar métodos e técnicas de pesquisa no âmbito educacional, objetivando tanto a proposição de alternativas de melhorias para o ensino e aprendizagem, quanto a execução de ações transformadoras a partir da imbricação entre teoria e prática.
Egressos do MPET integram o corpo docente do curso, contribuindo para o incremento de capital intelectual, assim como ampliar ações de inserção social de nossos egressos.
Fernanda Rebeca Araújo da Silva – Egressa Turma MPET 2014 declara que “participar do GEPROFET promoveu muitos aprendizados acadêmicos e pessoais. Tive a oportunidade de colaborar na construção do curso de especialização oriundo desse grupo de pesquisa, mais especificamente na disciplina Métodos e Técnicas de Estudo. A coroação, por assim dizer, desse processo foi estar com pessoas também dispostas a aprender – os estudantes – oriundos de vivências e formações tão diversas. Senti a bagagem construída como egressa do MPET bem presente nas leituras, atividades propostas e até na postura diante dos estudantes. O MPET realmente abraça a nossa formação, ao proporcionar desafios como esses, capazes de amadurecer o conhecimento construído”.

Bárbara Castro Lapa – Egressa Turma MPET 2016 diz que “ser egressa do MPET e fazer parte do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico (GEPROFET) me possibilitou participar do processo de construção do curso e do momento de ensino e aprendizado que se constituiu a disciplina Fundamentos da Comunicação, a qual tive a satisfação de compartilhar com a primeira turma da Especialização em Investigações Educacionais oferecida a partir do segundo semestre de 2018 no Campus Manaus Centro do IFAM. Ministrar a disciplina proporcionou, além de um resgate ao vivido e construído na dissertação elaborada no MPET, um triplo enxergar: primeiro do outro, compreendendo todos os ganhos que as histórias e experiências de cada discente puderam ensinar e emocionar durante os dias que passamos juntos; segundo, de mim, como professora transformada a cada fim de aula que traz, em memórias, as cenas daqueles novos dias como aprendente, e terceiro, de nós, com todas as marcas impressas e entrelaçadas dos momentos que nos aconteceram de modo tão precioso e, sobretudo, singular”.

Alzanira de Souza Santos – Egressa Turma MPET 2015 informa que sua participação na Pós-Graduação em Investigações Educacionais foi uma experiência singular, “em que pude compartilhar minha trajetória docente e o produto de minha dissertação no MPET. Sobre a minha carreira profissional, foi importante mostrar os trabalhos realizados em sala de aula e durante a pesquisa, e como essas atividades culminaram em um produto que é o portfólio online “Caldo Grosso: literatura e criatividade em sala de aula” (caldogrosso.com). Em síntese, foi um momento de agradável interação em que pude mostrar que Ciência e Poesia caminham juntas.”
É o MPET oportunizando a seus egressos novos caminhos!