By: Gilmara Maquine Ações PPGET novos caminhos -- Publicado em: 26/11/2020 18:18

Egresso do PPGET realiza palestra sobre Gamificação no Ensino

O Egresso Prof. Msc. Austonio Queiroz dos Santos, atualmente professor formador na Gerência de Tecnologia Educacional da SEMED/Manaus, realizou a Palestra “Gamificação no Ensino” como parte do evento “Seminário Integrado das Licenciaturas – Atuação Docente em Tempos de Pandemia e o uso da Tecnologia”, realizado no dia 16 de novembro de 2020, promovido pelas faculdades Nilton Lins e voltado para graduandos dos cursos de Licenciatura de Pedagogia, Ciências Biológicas, Letras e História.

Compreendendo a Gamificação dentro do contexto das metodologias ativas, a palestra demonstrou conceitos e características de atividades gamificadas que objetivam motivar os alunos na busca proativa pelo conhecimento. Além disso, o palestrante apresentou exemplos práticos de procedimentos que podem ser utilizados na criação e aplicação desse tipo de atividade nas aulas envolvendo recursos tecnológicos, bem como realizou exercícios gamificados através do uso do Google Formulários e da estrutura do GameAlfa, game desenvolvido na pesquisa de Mestrado no PPGET pelo próprio palestrante. Através desses exercícios e com uso desses recursos foi possível vivenciar possíveis atividades práticas sobre o tema abordado. Após a apresentação houve um espaço para perguntas e esclarecimentos sobre o tema.

Sobre a palestra, a Profa. Ma. Julia Graziela Bernardino de Araújo Queiroz, coordenadora do curso de Pedagogia e uma das organizadoras do evento, enfatizou que a palestra “foi uma oportunidade para os acadêmicos dos cursos de licenciatura ampliarem conhecimentos sobre a utilização das tecnologias no área educacional, a gamificação neste sentido possibilita novas perspectivas na prática docente contribuindo para um aprendizado dinâmico, lúdico e atrativo para os estudantes”.

O PPGET parabeniza o egresso e se orgulha das ações de popularização do seu respectivo produto educacional.

Austonio Queiroz dos Santos é egresso da turma de 2016 e sua dissertação foi intitulada: “GameAlfa: Jogo Digital como recurso tecnológico para alunos em processo de alfabetização do segundo ano do Ensino Fundamental” e Produto Educacional: GameAlfa: Guia Didático-Instrucional. Confira clicando nos links.