By: Gilmara Maquine Ações PPGET novos caminhos -- Publicado em: 19/12/2022 12:57

Egresso do PPGET é premiado em 1° lugar na Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Educação Ambiental da SEMED – Fase Final

Egresso do PPGET, Prof. Me. Afonso Santos de Souza, desenvolve na Escola Municipal Armando de Souza Mendes, zona leste de Manaus, o projeto intitulado: O Uso de um Jardim Sensorial para Educação Inclusiva e Ambiental.

O projeto concorreu no último dia 10 de novembro em um evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação, a X Feira Municipal de Ciências, Tecnologia e Educação Ambiental, realizado no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, onde ficou em 1° lugar representando os anos final do Ensino Fundamental.

O projeto foi inspirado no produto educacional produzido pela Me. Iarima Naama F. Lopes, também egressa do PPGET. Além disso, faz parte de um projeto ainda maior coordenado pela Profa. Dra. Juliana de Lucena no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) e apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do programa “Amazônidas: Meninas e Mulheres na Ciências”.

O projeto desenvolvido pelo Prof. Afonso na escola traz uma perspectiva mais marcante do uso de jardins sensoriais como instrumentos de inclusão, pois a escola possui cerca de 34 alunos inclusivos, sendo aproximadamente 3% do número total de alunos. Incluir estes indivíduos nas atividades escolares, bem como junto à comunidade escolar ainda é um desafio para todos, tendo em vista as necessidades peculiares que cada um desses alunos possui. A construção e a utilização de um Jardim Sensorial é uma possibilidade de envolvê-los nos processos de aprendizagem, por meio de uma nova perspectiva, mais dinâmica e atrativa.

Trilha dos pés

O professor coordenador destaca que o projeto ainda se encontra em fase de construção e divulgação e que tem sido bem aceito por toda a comunidade escolar.