By: Gilmara Maquine Ações PPGET novos caminhos -- Publicado em: 14/09/2022 10:00

Egresso com trabalho aprovado no II SEMPOG-IFMS

A formação, o trabalho e as trilhas dos docentes na educação básica tem sido pauta de estudos do Me. João da Costa Cavalcante Filho, egresso do PPGET (Turma 2016). Assim, ao se tornar coordenador de projeto na iniciação científica do Programa Ciência na Escola (PCE), promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do estado do Amazonas (FAPEAM), contribuindo para a investigação de histórias de vida de professores/as da Escola Estadual Prof. Antenor Sarmento Pessoa (SEDUC-AM). Como desdobramento da pesquisa, O coordenador e ex-bolsistas do projeto tiveram trabalho aprovado na Mesa Temática: A formação de professores pelo método (auto)biográfico – um debate acerca da investigação-ação-formação do II SEMPOG-IFMS, a ser realizado on-line na plataforma meeting, organizado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), no período de 13 a 16 de setembro de 2022.

O artigo intitulado “’Do Rio a Manaus, Não há Nada Igual!’: Poses da Vida em Narrativas de uma Professora em (Trans) Formação”, foi aceito pelos coordenadores da Mesa Temática na categoria comunicação, Prof. Dr. Nilton Paulo Ponciano, IFMS, Campi Dourados; e pelo doutorando (PPGET) Augusto José Savedra Lima, IFAM, Campi Parintins.

O objetivo privilegiado do trabalho foi de apresentar os resultados da pesquisa desenvolvida em 2021, que intencionou “ouvir” os relatos de uma professora de língua inglesa da rede pública estadual de Manaus-AM (SEDUC-AM) para, assim, compreender suas trilhas de (trans) formação no processo ensino-aprendizagem, assim como olhar mais aprofundado nas dinamicidade das inter-relações que formaram a vida pessoal e profissional da docente.

Saiba mais sobre o trabalho de pesquisa de João Cavalcante, desenvolvido no Mestrado em Ensino Tecnológico. Dissertação: “Narrativas de Professores da Educação de Jovens e Adultos: Retrato do CEJA Jacira Caboclo” / Produto: Caderno de Oficinas Pedagógicas para a Formação Continuada de Professores de EJA