By: Gilmara Maquine Encontros -- Publicado em: 10/11/2023 09:00

Aluna do Curso de Doutorado do PPGET ministrou palestra no Encontro do Programa Residência Pedagógica no IFRR

A aluna do Curso de Doutorado em Ensino Tecnológico (PPGET/IFAM), turma 2023, Virginia Albuquerque, ministrará a palestra intitulada “A escola enquanto espaço de formação e aprendizagem da docência”, durante o Encontro do Programa Residência Pedagógica ofertado pelo Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR), unidade em que a doutoranda ocupa o cargo de jornalista e coordena o Curso de Licenciatura em Pedagogia EAD.

Virginia explica que a proposta de abordagem da temática surgiu a partir do convite para o encontro e está alinhada com os conteúdos estudados na disciplina de Vivências na formação de professores e no trabalho docente, ministrada entre os meses de setembro e outubro, pela professora Dra. Cinara Anic. “Além de fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática dos estudantes dos cursos de licenciatura, o Programa Residência Pedagógica visa valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional, induzindo a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula. Sendo assim, precisamos sensibilizar aos alunos residentes para que percebam a importância da escola enquanto um rico espaço de formação, onde poderão dar continuação a suas formações profissionais por meio de experiências comunitárias, onde professores iniciantes e veteranos poderão desenvolver experiências de construção coletiva de novos conhecimentos a partir das práticas pedagógicas que culminarão na aprendizagem da docência”, disse Virginia.

O encontro que teve como público-alvo os 45 alunos residentes, professores orientadores e preceptores, contará ainda com a participação dos professores Ma. Virginia Marne e Dr. Paulo Russo Segundo, que ministraram palestras sobre Identidade docente e Práticas inovadoras em educação, respectivamente. Ao final, os palestrantes participaram de uma mesa redonda para debater com os alunos os desafios e experiências vivenciados no Residência pedagógica.