By: Gilmara Maquine Ações PPGET novos caminhos -- Publicado em: 03/10/2020 14:42

Egressa ministra minicurso no NAPNE-IFAM CMC

Em comemoração ao mês verde da inclusão, setembro, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do Campus Manaus Centro (NAPNE-IFAM CMC), promoveu no dia 28 de setembro de 2020, às 19h00, por meio remoto, evento “Olá, Professor, seu aluno surdo chegou!” – Orientações didático-pedagógicas para o acolhimento do aluno surdo.

O minicurso, produto educacional da pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET-IFAM CMC), foi apresentado pelo autora e palestrante, a Mestra Suelem Maquiné Rodrigues, atualmente professora do Instituto Federal do Ceará, Campus Tianguá, onde ministra aula para o curso de letras. Sua fala foi mediada pela professora Drª. Maria Lúcia Tinoco Pacheco, coordenadora do NAPNE e integrante do PPGET.

No total foram 130 participantes no minicurso com duração de 2h, entre apresentação do produto e relatos de experiência de inclusão, o evento, que teve intérpretes de Libras, alcançou mais de cem participantes, contando com pessoas surdas e ouvintes. Participaram professores, intérpretes, estudantes de graduação e pós-graduação, e comunidade em geral, de diferentes lugares do país, como Manaus, Tabatinga, Tianguá, Parintins, Santa Catarina e Fortaleza.

O PPGET parabeniza e se orgulha da participação da egressa nas ações de qualificação da comunidade e divulgação do produto educacional.

Suelem Maquiné Rodrigues é egressa da turma de 2017 e sua dissertação foi intitulada: “Professores de Língua Portuguesa e alunos surdos do ensino médio integrado do IFAM/CMC: Considerações acerca do Processo Inclusivo”  e Produto Educacional: Olá professor, seu aluno chegou! Caderno de orientações didático-pedagógicas para acolhimento de alunos surdos“. Confira clicando nos links.