By: Administrador PPGET Ações PPGET na Escola -- Publicado em: 30/03/2018 11:39

Mestrando do MPET realiza curso de Extensão em Rondônia

O mestrando do MPET Silmar Antonio Buchner, orientando da Profa. Andréa Mendonça, ofereceu no período de novembro/2017 a fevereiro/2018 um curso de extensão de 60h sobre Programação para Administração de Redes de Computadores, tendo como público alvo estudantes de cursos superiores de tecnologia da informação de Porto Velho-RO. O curso foi realizado nas dependências do Campus Zona Norte do Instituto Federal de Rondônia (IFRO).

Os estudos foram caracterizados pela adoção do ensino híbrido, na modalidade de sala de aula invertida, que envolve momentos de estudos autônomos (fora de sala de aula) e de estudos presenciais (em sala de aula). Nos estudos autônomos os alunos foram guiados por recursos informatizados (vídeo-aulas, tutoriais, links de páginas web, etc.). Os estudos presenciais envolveram a resolução de problemas práticos envolvendo redes de computadores, com recursos de programação na linguagem de Python, no melhor estilo “mão na massa”.

Para o aluno Walter foi um curso muito importante: “Não tenho palavras para descrever o quanto eu estou grato por ter feito o curso. Eu Aprendi muita coisa que eu sei que eu não vou aprender na faculdade”. Já o aluno Abdiel conseguiu implementar na repartição pública na qual trabalha um sistema de gerenciamento de backup e de monitoramento de partições de discos de máquinas remotas, com envio automático de mensagens de e-mail e Telegram em função dos resultados dos programas executados na linguagem Python. Acrescentou: “É só o começo, professor!”

Para o mestrando Silmar, o trabalho não pode parar e uma orientação correta faz toda a diferença: “Apesar da satisfação pelo feito e dos resultados satisfatórios que obtivemos, para o pesquisador sempre há desdobramentos e já objetivamos, em um futuro próximo, melhorar aspectos do curso e ampliá-lo, de forma que possa caber em uma disciplina regular ou optativa”.