By: Gilmara Maquine Eventos -- Publicado em: 12/06/2023 21:17

Mestranda convidada para palestrar acerca da Educação Antiracista

A Mestranda Rafaela Fonseca da Silva, orientanda do Prof. Dr. Tarcisio Serpa Normando foi convidada para participar do evento Enegrecendo a UFAM. Ocorreu no dia 06/06/2023 a partir das 17h. A palestra versou sobre a Educação Antirracista. Rafaela Fonseca trabalha na Linha de pesquisa de Formação de Professores e sua pesquisa trata da FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA A PARTIR DE NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS .

O projeto Enegrecendo a UFAM do LADHU- da Faculdade de Psicologia da Ufam tem como objetivo contribuir para o fortalecimento das políticas de ações afirmativas e proteção dos direitos das pessoas negras a acessarem as cotas raciais disseminando informações sobre o processo de Heteroidentificação junto a estudantes do ensino médio.

A motivação para elaboração desse projeto surgiu diante da necessidade de ampliar o sentimento de pertença de estudantes negras/os que devem ser beneficiadas/os por cotas raciais. Pretende-se atingir esse resultado mediante a realização de oficinas que orientem sobre a autodeclaração e a heteroidentificação realizada na Universidade Federal do Amazonas. A metodologia do trabalho contempla a formação de graduandas/os da UFAM para serem multiplicadoras/es em oficinas oferecidas para estudantes do ensino médio que pretendem se candidatar a cotas raciais nos processos seletivos.

As atividades terão como foco a disseminação de informações sobre: o que são as cotas, porque precisamos delas, quais cotas existem na UFAM, como se dá a comprovação do direito à cota, quem pode concorrer a vagas destinadas a negras/os (pretas/os e pardas/os), o que é heteroidentificação, diferença entre autodeclaração e heteroidentificação, quais são os critérios de avaliação dos candidatos a cotas raciais dentre outras informações. Espera-se colaborar para que estudantes, sujeitos de direitos das cotas raciais se sintam protegidas/os nos seus direitos ao terem acesso à informação qualificada.