By: Andrea Mendonca Imprensa -- Publicado em: 22/11/2022 12:22

Projeto desenvolvido por Mestranda do PPGET em parceria com professora da rede pública estadual é matéria em site de notícias

A mestranda do curso de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET), Ildeneti de Jesus Alves Costa, orientanda da Profa. Dra. Rosa Oliveira Marins Azevedo, desenvolveu, em parceria com a Profa. Júlia Cristina Cardoso, da E. E. Prof. José Bernardino Lindoso, o projeto intitulado: Galeria de Honra que promoveu o resgate histórico da referida escola.

A mestranda, pedagoga da escola, e a professora de História, Júlia Cristina, que também ministra aula do componente Projeto Integrador em duas turmas da 1ª série do Novo Ensino Médio (NEM), construíram o projeto, a partir do tema: Juventude e sua comunidade, como parte das ações comemorativas dos 28 anos da instituição educativa. O projeto teve como objetivos: ampliar a compreensão e a inserção de metodologias ativas nas práticas pedagógicas docente; promover o protagonismo juvenil em atividades de pesquisa; obter dados históricos da instituição para atualização do Projeto Político Pedagógico (PPP); promover o resgate da história da instituição, contemplando seus gestores, administradores e patrono.

Desenvolvido com a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), as atividades iniciaram em abril e finalizaram no dia 22 de setembro do corrente ano, tendo como culminância, a cerimônia de homenagem aos gestores e administradores (antigos e em exercício) e ao patrono, representado pelo filho, em que foi feita a apresentação dos produtos resultantes do trabalho de pesquisa dos estudantes: ebook (Galeria virtual) e Galeria de Honra (física), construída no 1º piso da escola que foi inaugurada ao término do evento.

Além da mestranda e da Profa. Júlia Cristina, participaram como colaboradores as professoras Maria da Conceição (Matemática), Isabela Bessa (Cultura Digital), Maria Cleudenice (Sociologia) e o professor Ian Ronald (Geografia). O trabalho foi a primeira iniciativa de ensino por meio de ABP construída e desenvolvida na escola. Para a mestranda, que pesquisa o Desenvolvimento Profissional Docente Centrado na Escola (DPDCE), foi uma oportunidade de incentivar a aprendizagem docente por meio da pesquisa e de forma colaborativa, entre a equipe do projeto.

O trabalho foi matéria do site de notícias segundo a segundo e pode ser visualizada no link: https://segundoasegundo.com.br/2022/09/26/estudantes-resgatam-historia-da-escola-quarentao-na-zona-norte-de-manaus/

Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM