By: Gilmara Maquine Ações PPGET na Escola -- Publicado em: 15/09/2022 09:00

Mestranda do PPGET e Prof. da rede pública estadual organizam oficina de botânica

A mestranda do curso de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET), Ildeneti de Jesus Alves Costa, orientanda da Profª. Drª. Rosa Marins Azevedo, organizou, em parceria com o Prof. Dr. Anderson da Silva Lages (egresso do curso de Química do IFAM e Dr. em Química pela Universidade Federal do Amazonas), uma oficina de botânica sobre plantas medicinais, ocorrida no dia 01.09.22, na E. E. Prof. José Bernardino Lindoso, no turno vespertino.

A oficina fez parte da segunda etapa do Projeto Farmácia Viva, desenvolvida em parceria colaborativa com o farmacêutico da Unidade Básica de Saúde Arthur Virgílio Filho, Thiago Albuquerque. O projeto interdisciplinar visa à construção de uma horta com plantas medicinais no pátio interno da escola. A equipe escolar do projeto é constituída pela mestranda Ildeneti Alves, pedagoga da instituição; Prof. Dr. Anderson Lages; uma professora de Biologia; uma de Arte; um docente de Geografia e um de Física.

Da oficina, ministrada pela mestranda do PPGET Saaria Lad Lourenço Maciel, orientanda da Profª. Drª. Lucilene da Silva Paes, participaram quatro turmas do 1ª ano do ensino médio, nas quais o Prof. Dr. Anderson ministra aulas de Química.

A oficina foi bem avaliada pelos estudantes participantes que puderam aprender mais sobre Fitoquímica, maneiras e cuidados de cultivo de algumas plantas medicinais, seus nomes científicos e populares, assim como seu uso na prevenção e cuidados a saúde. Na próxima etapa do projeto, os estudantes iniciarão a etapa mão na massa, ou seja, a preparação do terreno e o plantio das mudas selecionadas para compor o espaço ambiental Farmácia Viva na unidade escolar.