O Professor Tarcisio Normando e sua orientanda Thalia Abreu participarão do I Congresso da Red Panamazónica para la Formación y Enseñanza de la Historia, cujo tema é “Panorama de pesquisa, diálogos e intercâmbio” e acontecerá entre 26 a 28 de outubro na cidade de Belém, Pará.
A Red Panamazónica para la Formación y Enseñanza de la Historia (REPAMFEH) é um coletivo formado por professores/as e pesquisadores/as dos países amazônicos que tem como finalidade reunir e articular professores, professoras, pesquisadoras e pesquisadores envolvidos com ensino ou pesquisa sobre formação de professores e o ensino de História (e temas correlatos como: aprendizagem histórica, livro didático, formação docente, cultura escolar, didática da história, memória e tempo presente, saber histórico escolar, história ensinada, saberes docentes) no âmbito dos países amazônico.
O professor Tarcisio Normando estará na Mesa Panorama de Pesquisa: Diálogos e Reflexões (III) e falará sobre “Fontes para a história do ensino de história: as teses de cátedras Gymnasianas”. A mestranda fará comunicação intitulada “Pressupostos para o Letramento Histórico e possibilidades alternativas ao modelo memorialístico para a disciplina de História”.
O Congresso contará ainda com duas conferências, seis mesas e GT Historiação. Estão envolvidos pesquisadores/as de cinco instituições do Pará (UFPA, Unifesspa, UFOPA, IFPA e SEDUC-PA); seis instituições localizadas nos demais estados da Amazônia brasileira (Unifap, UFMA, UFAC, UFRR, UFMT e IFAM) e sete instituições estrangeiras localizadas nos demais países amazônicos (Universidad Pedagógica Nacional – Colômbia; Pontificia Universidad Católica – PUCP-Peru; Univ. Católica Andrés Bello – UCAB-Venezuela; Univ. Pedagógica Experimental Libertador – UPEL, Venezuela; Universidad Mayor de San Andrés – UMSA-Bolívia; Universidad del Valle, Calli-Colômbia e Universidad Católica de Ecuador – PUC-Ecuador).