• (92) 3621-6732
  • sec.ppget.cmc@ifam.edu.br

|

By: Administrador PPGET Sem categoria -- Publicado em: 11/06/2018 13:38

Produto de egressa do MPET é utilizado em disciplina de curso de Mestrado

A Dissertação de Mestrado O ensino por meio da Literatura de Cordel, defendida em 2016 por Alzanira de Souza Santos no MPET/IFAM, gerou, como produto, um portfólio online, intitulado inicialmente como Caldo Grosso: a Literatura de Cordel no Ensino (você pode conferir os detalhes sobre o produto aqui). Posteriormente, o produto transformou-se no site Caldo Grosso: literatura e criatividade em sala de aula, que periodicamente publica conteúdo sobre Produção Textual criativa e expressão artística dos alunos em sala de aula, buscando visibilizar o que é produzido em sala de aula.
Durante a disciplina Seminários de Pesquisa, do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, pelo Instituto Federal de Sergipe, a mestranda Angilene Santos Nascimento fez uma busca, em outros mestrados acadêmicos, por produtos que chamassem a atenção e que pudessem, de alguma forma, incentivar outros futuros produtos.
Angilene Nascimento observa: “quando me deparei com a proposta da professora Alzanira Santos e seu belíssimo trabalho, que une a criatividade com a ciência e traz questões que têm sido debatidas nas pesquisas atuais no ensino profissional. Percebi que era muito interessante apresentá-lo na disciplina durante o Seminário.  Fui percebendo a qualidade e o alcance do seu trabalho na Instituição onde trabalha e em outros órgãos, bem como a contribuição para o ensino-aprendizagem”.
A apresentação do trabalho sobre o produto de Alzanira Santos, egressa do MPET/IFAM, aconteceu no primeiro período no segundo semestre do ano passado (2017.2). “Em um momento em que tanto se tem falado sobre a importância de se formar o profissional na sua completude, estimulando os saberes técnicos com os humanos, vimos nesse trabalho uma dinâmica muito favorável para o ensino aprendizagem. Porque concatenar conhecimentos científicos com experiências pessoais e provar a influência real do lúdico na formação do educando é uma tarefa árdua, mas gratificante e única. Ora, a Ciência só no papel não nos serve muito, mas aliar a teoria e a prática com êxito é caminhar para transformações autênticas”, afirma Angilene.