A Creche Municipal Magdalena Arce Daou, em Manaus, foi cenário de uma gravação especial no dia 01/09/2025. O objetivo era a produção de um documentário sobre o projeto “incluARTE TEArios e terrários: mundoARTE possível para além do diagnóstico”, que será exibido durante a cerimônia de premiação da 26ª edição do Prêmio Arte na Escola, no dia 12 de novembro deste ano.
Esse projeto alcançou o 1º lugar na categoria Educação Infantil em nível nacional. O documentário registrou uma reconstituição encantadora de todo o processo desenvolvido com as crianças. As imagens mostram a jornada completa, começando com a coleta de amostras de plantinhas no jardim da creche, passando pelo manuseio das pedras, da areia, da terra e outros elementos da natureza para a montagem de terrários, até chegar à construção de um jardim sensorial lúdico e inclusivo.

A atividade foi conduzida pela professora Maria Raquel Souza dos Santos, que é aluna do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI), com o apoio da doutoranda Ana Graziela Gomes Travassos e da professora Juliana Martínez de Lucena, ambas do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET) que prestaram consultoria durante todas as etapas do projeto, realizando formação com as educadoras, oficina de terrários com as crianças e orientações técnicas para a construção do jardim sensorial.
A iniciativa tem como objetivo exemplificar como a arte e a natureza podem ser poderosas ferramentas de inclusão e aprendizado sensorial, criando um “mundoARTE possível” que valoriza as capacidades de cada criança, transcendendo qualquer diagnóstico. O projeto não apenas enfatiza o ensinar sobre ciência e meio ambiente, mas também promove estímulos sensoriais fundamentais para o desenvolvimento infantil, trabalhando texturas, cores, aromas e a responsabilidade de cuidar dos seres vivos. A gravação teve como foco capturar a curiosidade, o engajamento e a alegria das crianças ao interagir com a natureza, e documentar através de entrevistas o processo de construção com as professoras responsáveis.

O Prêmio Arte na Escola é uma iniciativa do Instituto Arte na Escola, que reconhece projetos exemplares que demonstram como o ensino das artes transforma o ambiente escolar e a vida dos alunos. A exibição do documentário durante a premiação, no dia 12 de novembro, coloca o trabalho desenvolvido na Creche Magdalena Arce Daou em destaque nacional, servindo de inspiração para educadores de todo o país. O resultado deste ano pode ser conferido neste sítio https://premio.artenaescola.org.br/resultados-premiados-2025/resultado/
A coordenadora do Nosso Jardim Sensorial, ProfA. Dra. Juliana Martínez de Lucena agradece à toda a equipe de educadoras da Creche Magdalena Arce Daou por levar adiante essa ideia inspiradora de aproximar as pessoas e a natureza, começando desde cedo, pelas crianças e pelo engajamento de suas famílias e a comunidade ao redor!
