Com o objetivo de divulgar sua pesquisa de doutorado no campo da formação continuada docente em Educação Midiática, sob a orientação da professora Dra. Ana Cláudia Ribeiro de Souza, a doutoranda do PPGET, Ma. Virginia Albuquerque, ministrou a palestra interativa “Desafios e possibilidades da Educação Midiática na Prática Docente”, para professores da educação básica de Roraima e de outros estados do país que participam da Capacitação Docente: metodologias ativas, ferramentas digitais e IA para o ensino híbrido, ofertado pelo Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Pipex) do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR).

A atividade ocorreu no dia 03/11/2025, das 19h às 20h30, via plataforma Google Meet, e propôs uma reflexão sobre o papel da formação continuada de professores diante dos obstáculos e possibilidades para a implementação da Educação Midiática no currículo escolar, conforme explica Virginia. “A discussão buscou evidenciar como a presença das mídias, em especial as digitais, no cotidiano exige que o docente desenvolva competências críticas, criativas e éticas para integrar as tecnologias de forma significativa em sua prática pedagógica”, disse.

Palestra – Ao abordar conceitos, legislação, bem como os desafios enfrentados para a implementação, a obrigatoriedade da curricularização, a carência de recursos e infraestrutura, a resistência a novas metodologias e a necessidade de atualização permanente, a palestra contribuiu ainda para a construção de caminhos para o fortalecimento do protagonismo docente e para a promoção de uma educação mais alinhada às demandas do século XXI. Segundo a coordenadora da Capacitação Docente, profa. Dra. Alexandre Marculo, a discussão oportunizou uma perspectiva mais crítica e reflexiva das tecnologias digitais. “A palestra destacou-se por equipar os professores com uma visão crítica, reflexiva e ética fundamental quanto ao uso das mídias digitais. Essa abordagem complementou a formação prática do curso, preparando os educadores para integrar tecnologias digitais e IA de maneira consciente e transformadora”, ressaltou Alexandra. Para a ex-diretora do CBV/IFRR, a professora Ma. Joseane Cortez, que também participa da capacitação, a palestra abordou uma temática pertinente e atual. “A palestra foi muito relevante considerando a necessidade de conhecermos este processo inevitável de inserção dos nossos alunos no mundo digital e uma valiosa oportunidade para refletirmos sobre o uso ético das mídias nesse contexto. Além de nos oportunizar descobertas de estratégias e ferramentas que otimizam o fazer do educador enquanto processo voltado às inovações e ressignificações”, enfatizou Joseane.

Destaque – A atividade teve um outro diferencial, pois também integrou a programação oficial da 3° Semana Brasileira de Educação Midiática: mobilizar uma geração para a cidadania digital”, realizada no período de 28 a 31 de outubro, pela Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A semana brasileira também fez parte da Global Media Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, no mês de outubro. “Integrar essa programação foi algo muito significativo para minha pesquisa, pois colaboro para um movimento nacional pela multiplicação da Educação Midiática. Isso representa minha integração em uma rede de multiplicadores com capilaridade em todos os estados do Brasil, por meio da qual, futuramente poderei compartilhar os resultados da minha investigação, e sobretudo, o meu Produto Educacional, fazendo com que ele chegue ao maior número de professores formadores em realidades educacionais diversas. É uma conexão estratégica e muito potente”, comemorou Virginia. Apenas duas atividades, em Roraima, integraram a referida programação nacional.