Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, entre os dias 20 e 31 de outubro de 2025, a Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) sediou o curso “Visualização de Dados na Prática: da Análise à Construção de Dashboards Interativos”. A iniciativa, desenvolvida no âmbito da pesquisa de Doutorado em Ensino Tecnológico do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), do doutorando Felicien Gonçalves Vásquez, sob orientação da Profa. Dra. Andréa Pereira Mendonça, demonstrou excelentes resultados preliminares na formação de competências em visualização de dados para os futuros engenheiros.

Alta demanda e engajamento dos estudantes
O curso registrou procura acima da capacidade inicial, com 35 inscritos para as 30 vagas oferecidas. Dos 28 estudantes que iniciaram as atividades, 24 concluíram com sucesso, representando uma taxa de conclusão de 85,7%. A carga horária de 36 horas foi distribuída entre 21 horas presenciais no Laboratório SALTU (EST/UEA) e 15 horas de atividades assíncronas.

Metodologia inovadora e conteúdo prático
O diferencial do curso foi a aplicação integrada do Ciclo de Aprendizagem Experiencial de Kolb com a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Os participantes desenvolveram competências progressivas em três módulos: leitura e interpretação de visualizações, seleção e criação de gráficos, e comunicação através de narrativas visuais.
O programa incluiu fundamentos de design visual, domínio prático de ferramentas como Excel e Power BI, técnicas de storytelling com dados e discussões sobre ética na visualização de informações. “A abordagem permitiu que os estudantes vivenciassem todo o ciclo de desenvolvimento de um projeto real, desde a concepção até a apresentação final”, destaca o doutorando Felicien, responsável pela iniciativa.

Projetos apresentados à banca de especialistas
Como culminância do processo formativo, os grupos apresentaram seus dashboards a uma banca de especialistas, simulando situações reais do mercado profissional. Os estudantes desenvolveram projetos com dados fornecidos pelo curso e de seu interesse, o que aumentou significativamente o engajamento e a qualidade dos trabalhos entregues.

Contribuição para a pesquisa de doutorado
A iniciativa faz parte da pesquisa de doutorado intitulada “Letramento em Visualização de Dados no Contexto de Cursos de Engenharia”, que investiga Analisar as contribuições de um curso de Letramento em Visualização de Dados, sustentado na Teoria de aprendizagem Experiencial e na Aprendizagem Baseada em Projetos, para estudantes de Engenharia quanto ao desenvolvimento de suas habilidades em ler, interpretar, selecionar, criar e comunicar visualizações de dados. Os resultados obtidos no curso fornecerão dados importantes para a validação da proposta pedagógica desenvolvida na tese.
“A experiência demonstrou que é possível e necessário integrar o desenvolvimento de competências em visualização de dados na formação dos engenheiros, preparando-os para os desafios de uma sociedade orientada por dados”, conclui o doutorando.


O sucesso da iniciativa aponta para a necessidade de expandir ofertas similares, contribuindo para a formação de profissionais mais preparados para comunicar informações complexas de forma clara e ética através de visualizações de dados.
