As atividades do 10º SETA (Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas) objetivam promover um diálogo sobre alternativas e estratégias para o fortalecimento do PPGET.
O 10º SETA que ocorre no período de 27 a 29 de novembro, no Campus Manaus Centro do Instituto Federal do Amazonas, contempla atividades diversificadas que abordarão discussões relacionadas à temática central do evento “Conectando saberes por meio da formação e do ensino na Amazônia”.
A programação contará com conferências, mesa-redonda, oficinas, comunicações orais, lançamento de livros e apresentações culturais. Para a responsável pela Comissão de Programação, a doutoranda Aldemira Câmara, as atividades planejadas são alusivas à comemoração pelos 10 Anos do Seta, enfatizando os avanços do Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico (PPGET/IFAM). “O Seta 2024 celebra uma década de inovação na educação na Amazônia, reunindo pesquisadores e educadores para apresentar os resultados de uma década de trabalhos, destacando os produtos educacionais que impulsionaram a prática profissional em diversas áreas. Neste ano, o evento reafirma o compromisso institucional com a educação na Amazônia por meio de pesquisas desenvolvidas no campo da formação e do Ensino Tecnológico, e mais, reunirá pesquisadores e educadores para compartilhar conhecimentos e experiências a partir dos critérios de aplicabilidade e impacto de suas pesquisas e produtos educacionais no contexto educacional”, disse Aldemira.
Segundo a coordenadora do PPGET/IFAM e conferencista do evento, professora Dra. Cinara Calvi Anic Cabral, o objetivo principal da Conferência de abertura do Seta, que abordará a temática central do Simpósio, é fazer um resgate histórico do programa. “A conferência de abertura fará uma retrospectiva histórica do PPGET, abordando as atividades mais relevantes desenvolvidas no programa, e as temáticas estudadas nesses 10 anos de existência, tanto àquelas referentes à formação de professores como àquelas centradas nos processos de mediação do ensino e aprendizagem, refletindo sobre as experiências vivenciadas nesse período”, frisou Cinara.
A conferência de abertura será realizada em conjunto com a professora do PPGET, Dra. Rosa Azevedo, que, atualmente, mora no Rio de Janeiro, RJ, e participará de maneira remota. “A conferência de abertura revisita o ontem para tratar o hoje e seguir em busca de novos caminhos promissores. Nesse sentido, almeja provocar reflexões em torno dos saberes conectados pelo PPGET, ao longo desses 10 anos, e trazer à tona novas conexões para o processo formativo de mestres e doutores em ensino tecnológico no e para o contexto amazônico. Na última década, o que sabe o PPGET sobre conectar saberes, por meio do ensino? É o que buscaremos responder por meio das discussões que serão suscitadas”, explicou a professora Rosa.