O Jardim Sensorial do IFAM, fruto da pesquisa de dissertação da Me. Iarima Lopes e implantado por meio de projeto de pesquisa com apoio da FAPEAM, vem servindo ao seu propósito de recurso didático e espaço não formal de ensino em diversas ocasiões, atendendo ao público interno do Campus Manaus Centro.
Nos dias 20 e 21/06, discentes do ensino médio do curso integrado em Química (primeiros anos) visitaram o jardim sensorial para realizar coleta de amostras de solo de diferentes cultivares, para visualização da diversidade microbiana presente nesses solos. As amostras foram utilizadas em aulas práticas do componente curricular Técnicas e Análises Microbiológicas, ministrado pelo Prof. Dr. Anderson Paulo.
Segundo o Prof. Anderson, “os discentes poderão constatar a diversidade da microbiota, além de levantar hipóteses sobre variação de microrganismos nas amostras de acordo com o tipo de vegetal cultivado (relação microrganismo X planta) e outras observações”.
O Jardim Sensorial estimula professores de qualquer área como fonte de informações e matéria-prima de suas aulas e projetos de pesquisa. A diversidade de plantas, microrganismos, invertebrados e pequenos vertebrados, é uma aula de Biologia, mas também é uma infinidade de cores, formas, texturas, sons e interações que aguçam a percepção, com aplicações em diversos campos do conhecimento. Por que não estabelecer conexões com temas da Matemática, da Física, das Artes e outros ainda? Fica a dica!