O Egresso do mestrado da Turma 2016, Prof. Me. João Cavalcante Filho (SEDUC-AM), participou do II Simpósio Processos Civilizadores na PanAmazônia (II SPCPAM) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), realizado no período de 09 a 11 de junho de 2020 e teve como tema “Figurações, Interculturalidade e Relações de Poder”.
A apresentação do ensaio teórico “Contribuições da História Oral na Amazônia: Vozes de Professores na Educação Básica Manauara”, na forma Comunicação Oral, ocorreu no dia 10 de junho de 2021, por meio da plataforma ZOOM. Mais informações sobre o evento estão na página oficial https://eventos.congresse.me/2spcpam/edicoes/438-2spcpam%E2%80%941-edicao#schedule.
O trabalho apresentado segue as trilhas teórico-metodológicas de “ouvir” os relatos docentes, pois “a História Oral contribui como aporte investigativo que relaciona a memória com os processos formativos de professores/as na Amazônia, de modo que a escola de ensino básico se torna lugar privilegiado de interação de memórias (auto) biográficas que estão situadas nos aspectos pessoais, profissionais e sociais de professores/as do ensino”, contou o Prof. João Cavalcante Filho. Os slides com a síntese da comunicação está disponível aqui.