No último dia 15 de setembro, a doutoranda Carmen Érica Lima de Campos Gonçalves, apresentou juntamente com o doutorando Dieison Prestes da Silveira (PPGCEM/UFPR), o artigo “Autoformação de um Professor de Educação Ambiental” no II Seminário de Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul (IFMS).
A fala foi na Mesa Temática “A formação de professores pelo método (auto)biográfico – um debate acerca da investigação-ação-formação”, coordenada pelo Professor Dr. Nilton Paulo Ponciano (IFMS- Campus Dourados e ex-coordenador do PPGET) e o discente Augusto José Savedra Lima (IFAM-Campus Parintins).
O trabalho traz à tona importantes aspectos da formação de professores, que germinam a partir da ontologia, mas navegam nos aspectos sociais, históricos, culturais, políticos que atravessam a pesquisa acadêmica no Brasil e regem os processos formativos docentes, além das escolhas aparentemente subjetivas.
Conforme explicitado através do método Autoetnográfico, revelando quem são os atores desse estrato brasileiro e oportuniza ressignificar a ação profissional para o protagonismo; além de expor lacunas que precisam ser problematizadas, especialmente nesse momento do cenário do país, com baixas às políticas públicas de fomento ao Ensino e à Pesquisa.
Carmen, é orientada pelo Professor Dr. Amarildo Menezes Gonzaga (PPGET/IFAM) e; Dieison, é orientado pelo Professor Dr. Leonir Lorenzetti (PPGCEM/UFPR) e já traçaram outros diálogos investigativos, como em “PIBIC como Instrumento para o Letramento Científico”, artigo derivado de PIBIC Jr no IFAM, em coorientação com a Professora M.a. Talita Pedrosa Vieira de Carvalho (IFAM), presente no dossiê organizado por Dieison, “Educação em Ciências e suas interfaces com a Transdisciplinaridade”.