Um nova proposta para desenvolver projetos publicitários, utilizando o Design Thinking. Uma abordagem que valoriza as pessoas e incita as equipes a colocarem a mão na massa e a conceber projetos mais empáticos e inovadores. Essa foi a tônica do curso Design Thinking aplicado à Publicidade, oferecido aos alunos de Tecnologia em Produção Publicitária do IFAM e que encerrou suas atividades nesta segunda-feira (26), com um Workshop de projetos no auditório CDI-2 , Campus Manaus Centro.
No total, foram 15 alunos capacitados, estes selecionados via edital por meio de uma parceria entre a Diretoria de Extensão, Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC) e o Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET).
As aulas iniciaram no dia 1º de fevereiro e terminaram no dia 26/02 com a apresentação dos projetos, cumprindo o cronograma previsto e carga horária total de 40h.
Ao todo, foram desenvolvidos 04 projetos publicitários por meio do DT:
O Design Thinking (DT) é utilizado no mundo dos negócios para inovação, pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços em diferentes aplicações, sendo um tema emergente em outras áreas do conhecimento, como por exemplo, na educação. Pensando nisso, o professor Amarinildo Osório de Souza, orientado pela professora Dra. Andréa Pereira Mendonça, resolveram oferecer o curso voltado para a resolução de projetos na área de publicidade. O trabalho faz parte de um projeto de pesquisa desenvolvido no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET).
Para a aluna Melissa Cabral, o curso teve acréscimo na sua vida “As aulas do professor foram bem dinâmicas e agregaram mais conhecimento, contribuindo para nossa formação”, destacou.
Já para o professor Osório, o sentimento é de dever cumprido. “Isso só foi possível pelo importante trabalho da minha orientadora e, principalmente, pelos protagonistas desse processo: os alunos. Ao longo do curso, houve um empenho grande, para cumprirmos as atividades, bem como registrar e discutir as evoluções que aconteceram ao longo desse processo. Todos os projetos foram acompanhados do início ao fim, com vários feedbacks às equipes. Isso possibilitou gerar projetos coerentes e sintonizados com a proposta do Design Thinking”.
Como resultado desse trabalho, os pesquisadores trabalham em uma proposta de didática. “Temos a proposta de construir um produto educacional, reunindo todos os materiais utilizados no curso, de forma a orientar que outros professores de publicidade e propaganda possam aplicar a proposta em seus contextos de ensino”, finaliza o professor Osório.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do CMC e organização do curso.