Em solenidade realizada no dia 3 de dezembro de 2025, na Plataforma 8, 41 professores da Rede Estadual de Ensino de Roraima, lotados nas Escolas São José e Penha Brasil, foram certificados pela participação no Plano de Formação Docente “Caminhos que transformam: trilhas de aprendizagem docente”, coordenado pela doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico (PPGET/IFAM), Ma. Virginia Albuquerque, sob a orientação da professora Dra. Ana Cláudia Ribeiro de Souza.
A solenidade de certificação contou com a presença dos professores participantes da formação, dos gestores escolares e de representantes dos parceiros apoiadores. O plano de formação docente foi implementado entre os meses de agosto e novembro, em ambas as escolas, por meio da metodologia do Ensino Híbrido – Sala de aula invertida, com a disponibilização de materiais em trilhas de aprendizagem em sala do google classroom, para o estudo prévio dos conteúdos teóricos, e encontros presenciais, nos quais foram ofertadas palestras, mesas de diálogos e oficinas temáticas, sobre temas definidos a partir de demandas das próprias escolas.
Segundo Virginia, a implementação do plano representa uma importante estratégia de aproximação e engajamento nas comunidades escolares em que desenvolverá sua pesquisa. “Essa primeira experiência com os professores representou um momento ímpar de conhecimento, trocas de experiências e engajamento nessas comunidades escolares, pois assim os professores se sentirão seguros em participar, futuramente da aplicação do meu Produto Educacional, tendo em vista que estabelecemos uma relação de profissionalismo e confiança. Eles puderam perceber que essa ação de formação continuada docente teve um propósito claro e objetivo, por meio de uma proposta formativa alinhada às necessidades da escola. Assim, acredito que comecei a trilhar um caminho promissor para dar seguimento na minha pesquisa”, explicou a doutoranda.

Os programas de formação continuada que são elaborados com base nas necessidades específicas das comunidades escolares representam um significativo avanço qualitativo na formação docente. Essa abordagem não apenas reconhece a diversidade e a singularidade de cada contexto educacional, mas também promove uma prática pedagógica mais alinhada com as realidades enfrentadas por professores e alunos.
De acordo com a Profa. Dra. Ana Cláudia, um dos principais objetivos de uma doutoranda do PPGET é a capacidade de responder eficazmente às demandas das comunidades locais. “Ela enfatiza que o verdadeiro desafio consiste em desenvolver soluções educacionais que sejam não apenas pertinentes, mas também construídas em conjunto com as próprias comunidades envolvidas. Isso requer um diálogo aberto e contínuo, onde as vozes dos educadores, alunos e familiares são ouvidas e consideradas”, frisou Profa. Ana Cláudia. A orientadora acrescenta ainda que a construção de produtos educacionais no âmbito do doutorado profissional na área do Ensino, não se limita à produção de conhecimento acadêmico. “Trata-se de um processo que envolve pesquisa aplicada, onde os resultados devem se refletir em práticas que promovam a inclusão, a equidade e a melhoria da qualidade de ensino, como observamos na pesquisa que a Profa. Virginia Albuquerque desenvolve em Boa Vista/RR”, finalizou.

A professora da Escola Estadual Penha Brasil, Elione Oliveira, afirma que a formação foi muito enriquecedora. “Gostaria de expressar minha profunda gratidão por ter participado dessa formação. Foi uma experiência verdadeiramente gratificante e enriquecedora! Os ensinamentos que recebi foram extremamente valiosos e contribuíram significativamente para o meu aprendizado. Aprender novos métodos de ensino me deixa muito feliz e animada para aplicar esse conhecimento na minha sala de aula, com meus alunos, colegas de trabalho e até mesmo com minha família. A oportunidade de crescer e compartilhar essas novas perspectivas é algo que levarei comigo. Estou realmente grata por ter feito parte dessa jornada!”, finalizou Elione.
Para a coordenadora pedagógica da Escola Estadual São José, Joelma Luckmann, a participação nas trilhas refletirá em novas práticas de ensino. “A formação continuada foi essencial para fortalecer a prática pedagógica. É por meio desses momentos de estudo e reflexão, que os docentes ampliam seus conhecimentos e desenvolvem novas estratégias de ensino. Essa ação contribuiu diretamente para o desenvolvimento profissional dos docentes, pois incentivou a troca de experiências, o trabalho colaborativo e a construção de saberes que refletem na qualidade da aprendizagem dos nossos alunos”, disse Joelma.
Para a oferta do plano, a doutoranda contou com o apoio de instituições parcerias, a saber: Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR); Instituto Conecta Gente; Rede Nacional Conectando Saberes, Núcleo Boa Vista/Roraima; Programa Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Roraima (TJ/RR), que além de cederem os profissionais para ministrar as trilhas de aprendizagem, apoiaram com recursos e materiais. O CBV/IFRR foi a instituição certificadora. Para o diretor do Instituto Conecta Gente, Lucas Almeida, as melhorias na educação devem passar necessariamente pela formação docente. “Quando a gente fala em transformação de verdade na educação, a gente não começa pelo conteúdo, começa pelas pessoas. Apoiar ações como essa é acreditar que o professor precisa, antes de tudo, ser cuidado, ouvido e valorizado. O apoio do Instituto Conecta Gente a iniciativas de formação docente reforça nosso compromisso com uma educação mais humana, colaborativa e capaz de fortalecer quem está diariamente em sala de aula construindo o futuro”, ressaltou Almeida.
Outro importante apoiador da formação foi o Núcleo Boa Vista/RR, da Rede Conectando Saberes Nacional. A coordenadora do núcleo e professora da Escola Estadual São José, Hstéffany Muniz, fez questão de destacar a importância da trilha aplicada na escola, como uma estratégia de cuidado com o professor. “Considero a formação continuada um elemento essencial para fortalecer a prática pedagógica e o cuidado com quem educa. A formação proporcionada pela professora Virginia foi extremamente significativa, especialmente pela trilha formativa voltada à saúde mental, tema urgente e necessário no contexto escolar atual. Enquanto coordenadora do Núcleo Boa Vista da Conectando Saberes, reforço a importância de apoiar e valorizar iniciativas de formação docente que reconhecem o professor como sujeito integral, considerando não apenas os aspectos pedagógicos, mas também emocionais e humanos do processo educativo. Apoiar formações como essa é investir na qualidade da educação e no fortalecimento da escola pública”, enfatizou Hstéffany.
No início do ano letivo de 2026, a doutoranda retorna para ambas as escolas para dar continuação a sua pesquisa-ação, momento em que fará o diagnóstico e planejamento de seu Produto Educacional (PE), para posterior aplicação.
