A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar – SEDUC/AM, por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM/SEDUC), realizou o curso de extensão “Metacognição: estratégias para aprender a aprender”. A iniciativa, que ocorreu entre 01 e 03 de setembro de 2025, capacitou 15 servidores, visando promover a compreensão e a aplicação de estratégias metacognitivas no ensino.
O curso, com carga horária de 8 horas, foi ministrado pela doutoranda Sabrina Emanuela de Melo Araújo, sob a orientação da Dra. Andréa Pereira Mendonça, do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET) do Campus Manaus Centro. O objetivo geral foi favorecer a autonomia, o pensamento crítico e a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem dos participantes. Dentre os objetivos específicos incluíram conceituar metacognição e suas habilidades (planejamento, monitoramento e avaliação), e relacionar a metacognição a práticas pedagógicas e contextos de aprendizagem.
Realizado de forma presencial na Sala de Experimentação do CEMEAM, com 6 horas síncronas e 2 horas assíncronas, a ementa abordou o conceito de metacognição, sua relevância para a aprendizagem, a exploração de estratégias aplicáveis em contextos educacionais e profissionais, e a reflexão sobre o papel do professor e do estudante na construção da autonomia. A metodologia foi diversificada e ativa, incluindo exposição dialogada, dinâmicas de grupo, estudos de caso, oficinas práticas e rodas de conversa.
Durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de: Apresentar os conceitos fundamentais de metacognição com exemplos práticos. Engajar-se em atividades de autorreflexão e compartilhamento de experiências sobre processos de aprendizagem. Analisar situações de aprendizagem para aplicação de estratégias metacognitivas. Elaborar atividades pedagógicas baseadas em estratégias metacognitivas em oficinas. Socializar experiências e construir saberes coletivamente em rodas de conversa. A justificativa para o curso reside na necessidade de desenvolver, nos profissionais da educação, competências para a reflexão crítica sobre o próprio processo de aprendizagem. Em um cenário de constantes transformações, torna-se essencial aprender a planejar, monitorar e avaliar estratégias de estudo, favorecendo a autonomia e o pensamento crítico.
O curso aliou fundamentos teóricos e práticas pedagógicas ativas, proporcionando vivências que fortalecem a capacidade de aprender de forma consciente e estratégica. “As aulas ocorreram de modo tranquilo e com muitas participações e as apresentações das atividades foram bem ricas de elementos metacognitivos, demonstrando que os conceitos podem ser adaptados para o ensino em sala de aula”, comentou Sabrina Araújo.