• (92) 3621-6732
  • sec.ppget.cmc@ifam.edu.br

|

By: Andrea Mendonca Eventos -- Publicado em: 04/07/2025 15:12

Mestrandos em Ensino Tecnológico do IFAM apresentam Trabalho no II Encontro de Tecnologia Social da Amazônia no INPA

No dia 26 de junho de 2025 os mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET) Abyner Fonseca de Lima (orientado pela Profa. Dra. Maria Lúcia Tinoco Pacheco), Jander Ramires Rodrigues Silva (orientado pela Profa. Dra. Juliana Mesquita Vidal Martinez de Lucena) e Jhiemelle Amanda da Silva Rocha (orientada pela Profa. Dra. Lucilene da Silva Paes), apresentaram o artigo “As possíveis contribuições das tecnologias educacionais no ensino superior”, na sessão presencial do eixo temático 6: Tecnologias Sociais e Inclusão Educacional, no auditório da biblioteca – prédio 7 do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), no II Encontro de Tecnologia Social da Amazônia, que conforme os organizadores tem por objetivo estabelecer-se como um fórum regional de discussões sobre tecnologia social da Amazônia.

A sessão foi coordenada pelo Mestrando Jonathan Alves Cipriano (UNAMA) e pela Doutoranda Cleane da Silva Nascimento (UFRR), e contou com a apresentação de trabalhos desenvolvidos em diversos Estados do Brasil que envolve Tecnologia Social e Educação.

O artigo apresentado pelos mestrandos do PPGET tinha por objetivo analisar como as tecnologias educacionais podem contribuir para o ensino superior e a relação com a tecnologia social. O fruto da pesquisa nasceu do trabalho final da disciplina “Contribuições da História da Ciência e da Tecnologia para o Ensino Tecnológico”, ministrada pelo Prof. Dr. Davi Avelino Leal. O Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do IFAM é coordenado pela Dra. Cinara Calvi Anic Cabral, e as atividades desenvolvidas nas aulas do mestrado foram fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa do trabalho apresentado, por dar aporte científico, bem como a ajuda de recursos fornecidos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Por fim, o evento é de alta relevância acadêmica e social, e com isso espera-se o desenvolvimento de novas pesquisas que contribuam ainda mais para a promoção da Tecnologia Social e Educação na região Amazônica.