• (92) 3621-6732
  • sec.ppget.cmc@ifam.edu.br

|

By: Andrea Mendonca Inserção Social -- Publicado em: 03/07/2025 12:37

Doutoranda do PPGET promove círculo de Diálogo com Professores do IFAC

No dia 27 de março de 2025, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET), turma 2024, Luciene de Almeida Barros Pinheiro, participou da “Jornada Pedagógica 2025.1” no Campus Rio Branco Baixada do Sol do Instituto Federal do Acre.

O evento teve como temática “Práticas docentes na educação profissional: as metodologias ativas e os recursos tecnológicos como potencial inovador”. Na ocasião, a doutoranda realizou um Círculo de Diálogo intitulado “Seminário como Técnica de Ensino: possibilidades e desafios no fazer docente”. A atividade teve como objetivo promover a formação continuada de professores, fundamentada nos princípios da Justiça Restaurativa, abordando o uso da técnica de seminário no contexto da sala de aula, buscando levar os participantes à ressignificação de sua prática docente no que se refere à organização, estrutura, desenvolvimento e avaliação da aprendizagem no âmbito do seminário.

O Círculo de Diálogo, conduzido pela doutoranda, foi desenvolvido em dois momentos: no período da manhã, de forma presencial, e no período da tarde, de maneira síncrona, via Google Meet, totalizando uma carga horária de 8 horas. Participaram da atividade oito professores. Pela manhã, foi problematizado o uso da técnica de seminário no processo de ensino e aprendizagem, considerando a prática docente e a forma como os professores realizam a avaliação da aprendizagem nesse contexto. Já no período da tarde, foi realizada uma atividade prática de leitura e reflexão sobre a técnica de seminário, identificando suas características, finalidades, estrutura, organização e funcionamento no contexto escolar, que foram compartilhadas entre os participantes do Círculo.

Os participantes demonstraram interesse no desenvolvimento das atividades conduzida por meio do Círculo de Diálogo, fundamentado na Justiça Restaurativa. Vale destacar que estes são conceitos centrais da pesquisa desenvolvida por Luciene no doutorado, que é orientado pela profa. Rosa Oliveira Marins Azevedo. A atividade desenvolvida com professores do IFAC proporcionou um espaço de diálogo, escuta ativa, reflexão e compartilhamento de experiências, promovendo entre os participantes uma sensação de pertencimento e colaboração. Isso foi evidenciado nas respostas ao questionário avaliativo. Um dos professores destacou que apreciou as experiências compartilhadas, enquanto outro mencionou ter achado muito positiva a condução das atividades por meio do círculo, pois todos tiveram a oportunidade de se expressar.