Uma oficina sobre Metodologias Ativas foi realizada na comunidade Boa Esperança, situada a uma hora do Município de Manicoré, próximo à RDS do Rio Amapá. Essa atividade foi realizada pela Fundação Amazônia Sustentável em parceria com a DELL Technologies, dentro do projeto Solar Community Hub, contando com a cooperação com o PPGET/IFAM.
Ao longo de três dias, os professores da comunidade tiveram acesso aos conceitos e características das metodologias ativas, seus diferentes tipos com um enfoque especial na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Para apoiar a implementação da proposta, foram utilizados produtos educacionais desenvolvidos por egressos do PPGET, como Educação ambiental e saúde baseada em ABP (Lopes, Paes e Lucena, 2021) e Plantas medicinais e sustentabilidade: um guia em ABP para o Ensino de Ciências (Jacyntho e Lucena, 2025).
A capacitação foi ministrada por duas doutorandas do programa, Ma. Ana Graziela Travassos e Ma. Iarima Lopes, atuando de forma híbrida. As professoras realizaram atividades de maneira prática, utilizando o Google Docs e o CANVA para identificação de problemas reais de suas comunidades. Entre os temas, foram mencionados: desmatamento e aquecimento global, poluição dos rios, coleta de lixo nas comunidades, além da perda da biodiversidade devido aos impactos ambientais. A oficina resultará na construção de um viveiro de mudas como artefato final, com a participação de crianças e professores por meio de um projeto em ABP. O viveiro servirá para nutrir os Sistemas Agroflorestais dessa e de outras comunidades do entorno.