By: Andrea Mendonca Encontros -- Publicado em: 03/09/2024 19:28

Doutorando e professora do PPGET são premiados no CONNEPI

Durante os dias 27, 28 e 29 de agosto, aconteceu o Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI), em Belém/PA, promovido pelos Institutos Federais das duas regiões do país. Entre trabalhos científicos, exposições, palestras e painéis, aconteceu a Mostra Tecnológica, em que cada Instituto apresentou projetos desenvolvidos no âmbito da sua região.

O projeto Ecoessence, desenvolvido no IFAM, tem por objetivo construir e aplicar um protótipo de extrator de óleos essenciais de baixo custo, e tem como autores o doutorando Efraim Menezes de Lima Costa (que também é professor do IFAM CPRF), o estudante do ensino médio integrado Elias Carneiro Pinheiro (IFAM CPRF), a professora do PPGET Dra. Juliana Mesquita Vidal Martinez de Lucena (IFAM CMC) e o professor Rodolfo Nascimento de Oliveira (IFAM CPRF).

Este projeto foi premiado com o primeiro lugar na mostra, dentre todos os projetos apresentados, sendo destaque também na imprensa e nas mídias sociais de vários Institutos presentes. Para o Professor Efraim, “é um momento de alegria pela pesquisa apresentada e principalmente por representar a integração de projetos e professores de campi diferentes em busca do desenvolvimento tecnológico“.

A versão apresentada na Mostra é fruto da parceria entre o projeto de PIBIC-Jr l/IFAM “Ecoessence: Protótipo de Extrator de Óleos Essencial de baixo custo”, coordenado pelo doutorando Efraim Costa e o Projeto “Educação profissional e uso sustentável de recursos naturais a partir de um Jardim Sensorial”, coordenado pela Dra. Juliana Lucena, apoiado pelo Edital No. 015/2022 – PROEPT/FAPEAM.