By: Gilmara Maquine Integração com a Educação Básica -- Publicado em: 10/11/2023 17:01

Formando Professores em Ensino Tecnológico, na prática!

A Professora Mestre e Doutoranda Carmen Érica Lima de Campos Gonçalves, da Linha 1 – Processos para Eficácia na Formação de Professores e no Trabalho Pedagógico em Contextos de Ensino Tecnológico –, atua como docente externa na Especialização em Ensino de Ciências e suas Tecnologias, no IFAM-CMC; onde ministrou a disciplina “Investigação em Ensino de Ciências” e, orienta um Projeto de Ensino Inovador do professor-cursista Andriw de Souza Vasconcelos, aplicado com as turmas A e B do 1º ano do Curso Técnico Integrado ao Médio de Informática, do IFAM Campus Manaus Centro.

Na disciplina ministrada, foram vistos os aspectos onto-filosóficos, epistêmico-metodológicos e éticos do processo de investigação sobre o Ensino, enfocada no perfil do cursista professor-pesquisador de sua prática docente, que deve ser efetivado por meio de “[…] atividades/projetos inovadores que incluam a utilização de tecnologias.” (IFAM, 2018, p.17).

O aluno da especialização Andriw Vasconcelos é professor de Física e utilizou a Introdução ao Arduíno como pretexto para o ensino do tema “Força”, com sua prática docente aplicada sob supervisão presencial de sua orientadora, no último mês de outubro, como Curso de Extensão (10h), no Laboratório III de Informática do Departamento Acadêmico de Informação e Comunicação (DAIC).

No curso, os alunos visualizaram em código C++ a programação que executava no Arduíno, experimentos físicos que materializaram a intencionalidade didática de demonstrar a ação da Força Peso e Movimento de Queda Livre, esclarecendo a fórmula F=m.a do tema desenvolvido na sequência didática desenhada no projeto, com seus conteúdos factual, conceitual, procedimental e atitudinal (Zabala, 1998).

Assim, foram os educandos orientados pelo professor-cursista a construirem pequenos experimentos no emulador Tinkercard que foram verificados após, diretamente no Arduíno, de forma a que desenvolvessem programações executáveis, compreendendo suas “traduções” na vida real daquilo que estavam realizando, levando a uma aquisição de sentido entre instrumento, cotidiano, ciência, técnica e formação profissional.

O projeto foi um primeiro contato dos alunos com o Arduíno, dentro da disciplina Montagem e Manutenção de Computadores, lecionada pelo professor Paulo Henrique de Lima Maciel (DAIC).

O Arduíno – programação e executável – é instrumento diferencial no mundo do trabalho para esses futuros técnicos em Informática, e a essencialidade do projeto era que compreendessem e relacionassem os conceitos da Física como parte do dia-a-dia, dentro de seus contextos, dando utilidade ao conteúdo lecionado.

Para materialização da proposta, houve apoio do IFMaker, com espaço, orientação ao Andriw Vasconcelos e fornecimento dos kits de Arduíno, cedidos pelo coordenador, Professor Antonio Ferreira dos Santos Junior.

A aplicação do projeto será defendida como 2ª. Parte do Trabalho de Conclusão do Curso da Especialização, em 17 de novembro corrente, às 14h, na sala de reunião da DIPESP e, guardará para o final em fevereiro próximo, a análise e discussão através do Engajamento Disciplinar Produtivo de Engle e Conant (2002), na forma de Artigo. Os interessados estão convidados a assistir.

ENGLE, R. A.; CONANT, F. R. Guiding principles for fostering productive disciplinary engagement: explaining na emergente argument in a community of learners classrom. Cognition and Instruction, v.20, n.4, 2002, p.399-483.

IFAM. Projeto pedagógico do curso de especialização em ensino de ciências e suas tecnologias. Manaus: IFAM, 2018.

ZABALA, A. A Prática educativa. Porto Alegre: Artmed, 1998. ISBN 85-7307-426-4.