• (92) 3621-6732
  • sec.ppget.cmc@ifam.edu.br

|

By: Gilmara Maquine Integração com a Educação Básica -- Publicado em: 13/02/2023 11:24

Doutoranda publica artigo analisando uso de mapas mentais e a percepção ambiental no Ensino Fundamental

O artigo intitulado “Educação Ambiental e metodologia Kozel: práticas educativas no ensino fundamental”, das autoras Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira e Lucilene da Silva Paes, respectivamente discente da Turma 2022 e docente do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Ensino Tecnológico (PPGET), foi publicado na Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Qualis A4 Ensino.

O trabalho faz parte da primeira prospecção da doutoranda e orientadora para analisar estudos científicos publicados em língua portuguesa tendo por foco a percepção ambiental e o uso da metodologia Kozel. A técnica, criada pela estudiosa Salete Kozel, analisa as representações em mapas mentais como formas de desvelar os espaços projetando em imagens da mente humana como parte dos sentidos para receber e transmitir uma informação.

O artigo publicado na REAMEC, faz parte de uma revisão de literatura, em fonte primária, na qual as pesquisadoras buscaram trabalhos divulgados em revistas científicas e anais de eventos no período compreendido entre 2011 e 2021. O levantamento foi realizado no mês de maio de 2022, já no âmbito da pesquisa de doutoramento no PPGET.

De modo conclusivo, a revisão evidenciou a emergência para estudos com o uso da metodologia Kozel na educação básica de modo transversal com temáticas ambientais. Destacando ainda que a Amazônia, como o maior bioma brasileiro, detém ínfima quantidade de estudos projetando o uso de mapas para a representação de conteúdos curriculares entrelaçados à percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental da educação básica brasileira.

O artigo pode ser acessado em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14052.