A aluna do curso de mestrado Rafaela Fonseca da Silva participa nesta quinta-feira (13/05/2021) de dois eventos em que serão discutidos o papel da mulher negra na sociedade.
Pela manhã, às 9h30, Rafaela esteve na RODA DE CONVERSA: ABOLIÇÃO INACABADA – RECONHECER O PERTENCIMENTO PARA VENCER ADVERSIDADES, promovida pela Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal do Amazonas. Rafaela abordou as dificuldades que uma mulher negra e professora precisa superar na sociedade amazonense e a importância da valorização da identidade negra. O evento foi transmitido pela TV IFAM no Youtube e no Facebook, e o vídeo pode ser acessado no link https://www.youtube.com/watch?v=ZgS0nfVIVnk.
À tarde, às 16h, sua participação será na série Feminismos em Diálogo – O Protagonismo das Mulheres Negras no Amazonas: entre escrevivências e outras narrativas. Em sua participação, Rafaela se posicionará a partir de seu lugar de fala como professora pesquisadora, negra, quilombola e a importância de ocupar os espaços universitários sem abrir mão da ancestralidade. Feminismos em Diálogo é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Amazonas. O link para o evento é https://meet.google.com/enz-ecsi-hrg.
Rafaela Fonseca é quilombola oriunda do Quilombo do Barranco de São Benedito, fundadora das Crioulas do Quilombo Urbano de São Benedito. No PPGET seu trabalho de pesquisa faz parte da linha 1, Processos para Eficácia na Formação de Professores e no Trabalho Pedagógico em Contextos de Ensino Tecnológico, e pesquisa a formação docente a partir de uma educação antiracista, sendo orientada pelo Prof. Dr. Tarcísio Serpa Normando.