By: Gilmara Maquine Grupo de Pesquisa -- Publicado em: 03/02/2023 10:00

Resultados da implantação de um Jardim Sensorial no IFAM/CMC

Com duração de 12 meses, o projeto de pesquisa Uso de jardim Sensorial na educação em saúde, apoiado pelo Programa Amazônidas: Mulheres e Meninas na Ciência (FAPEAM), concluiu sua vigência em 30 de novembro último. Os resultados obtidos foram muito além dos objetivos previstos. A equipe formada por egressos e alunas do mestrado do PPGET idealizou e aplicou sete oficinas utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), colocando em prática e indo além do produto educacional Educação Ambiental e Saúde por meio de ABP, de autoria das profas. Me. Iarima Lopes e Dra. Juliana Lucena (coordenadora do projeto).

Os produtos educacionais dos Profs. Me. Anderson Soares (orientado pela Profa. Dra. Lucilene Paes) e de Me. Afonso Souza (orientado pela Profa. Juliana Lucena) também forneceram elementos utilizados nas oficinas envolvendo tema relacionado ao solo, plantas e microbiota.

Os sujeitos da pesquisa foram alunos do ensino médio de diferentes cursos do IFAM-CMC – Química, Edificações e Informática, totalizando 66 participantes. As oficinas trataram temas relacionados à biodiversidade e ao meio ambiente de forma transversal, ensinando e aprendendo sobre a interação solo-planta-microorganismos, arte e educação ambiental, plantas medicinais e estimulação aos sentidos humanos, uso de softwares na produção de conteúdos e para impressão 3D, desenvolvimento sustentável e qualidade de vida. Os roteiros das oficinas em conjunto com os recursos didáticos elaborados pela equipe geraram produto educacional sintetizado em formato e-book a ser publicado nos próximos meses.

A participação voluntária dos alunos do 1o ano de Química todas as sextas-feiras foi decisiva para a implantação do jardim, assim como a colaboração com a Profa. Clara Ximena para a inclusão das turmas de 3o ano de Edificações e de Química. A visibilidade alcançada pelas ações durante o desenvolvimento do projeto geraram grande demanda por visitas guiadas a turmas de outras escolas, oferta de oficinas em eventos institucionais, uso do jardim sensorial como recurso didático por professores não participantes do projeto, ou por alunos de Licenciatura em fase de estágio supervisionado. O projeto engajou a comunidade interna, recebendo muitas doações de mudas e espécies ornamentais de servidores do IFAM, além de muito carinho e dedicação por parte das pessoas que atuam nos serviços de manutenção e limpeza do CMC. Sem o apoio irrestrito da Gerência de Administração e Manutenção (GAM), não teria sido possível concretizar o jardim sensorial em sua forma atual.

Parte dos resultados da pesquisa foram apresentados na forma de trabalhos completos em três eventos: 15º ICERI (15th annual International Conference of Education, Research and Innovation), 8º SINECT (Simpósio Nacional de Educação em Ciência e Tecnologia) e 7º SETA (Simpósio em Ensino Tecnológico do Amazonas). Agradecimentos à equipe de bolsistas e voluntários do projeto: Me. Iarima Lopes, Me. Anderson Soares, Me. Afonso Souza, Lic. Ana Graziela Travassos, Tec. Jander Silva, Lic. Saaria Maciel, Esp. Vânia Guida e, em especial, ao Prof. Me. Antonio dos Santos Jr, coordenador do Laboratório IFMaker do CMC, por todo o apoio e compartilhamento de recursos e ambientes.