By: Administrador PPGET Integração com a comunidade -- Publicado em: 10/12/2019 19:23

Produto educacional do MPET integra o programa de formação da Secretaria Municipal de Educação de Manaus

O produto educacional “PAT – Plano de atividades para telecentros: guia para o desenvolvimento de habilidades digitais como o uso do Scratch” fruto da pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM, cuja dissertação foi intitulada “O uso do Scratch no desenvolvimento de habilidades digitais: uma proposta para organização do trabalho pedagógico de coordenadores de telecentros”, concluída em 2018, fez parte do Projeto de formação desenvolvido pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), por meio da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), para docentes da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED) no ano de 2019.

O PAT foi elaborado pela egressa Iêda Lucia de Oliveira Santana, e a docente do MPET, Iandra Maria Weirich da Silva Coelho com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de habilidade de digitais dos coordenadores de Telecentros, a fim de torná-los multiplicadores de ações inovadoras nas escolas onde atuam. A capacitação ocorreu de março a novembro, culminando com a V SOCIALIZAÇÃO DE PRÁTICAS FORMATIVAS (V SPF/2019), quando os docentes da SEMED apresentaram trabalhos desenvolvidos nas escolas municipais durante o ano letivo. A professora Izabel Cristina Amaral, coordenadora de telecentro, apresentou o trabalho intitulado “Intervenção Pedagógica: minhas experiências na Escola Municipal Francisca Campos Correa, utilizando o PAT como instrumento de reflexão” realizado com turmas do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental da Zona Rural.

Figura 1: Formador da GTE apresentando o PAT
Figura 2: Coordenador manuseando o PAT