• (92) 3621-6732
  • sec.ppget.cmc@ifam.edu.br

|

By: Andrea Mendonca Integração com a comunidade -- Publicado em: 31/03/2021 19:19

Conferência sobre Nobert Elias no PPGET

O Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET), realizou na manhã desta quarta-feira (31/03/2021), uma conferência sobre Processo Civilizador e Tecnização para Estudos Amazônicos, com o professor doutor Gláucio Campos Gomes de Matos. O Professor Gláucio Matos, líder do Grupo de Pesquisa Processos Civilizadores na PanAmazônia é professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e pesquisador da interland amazônica por meio de suas práticas socioculturais, figurações, relações de poder e processos civilizacionais.

Durante três horas debateu-se tanto o desenvolvimento da tecnologia quanto o processo civilizador como dimensões que se equilibram em uma temporalidade de longa duração. Destacou-se o embate e a colaboração de atividades planejadas, dos indivíduos e sociedades, das tensões que desenham figurações específicas, as quais levarão, dada a complexidade do social, a um processo civilizador não planejado.

Pesquisador com experiência reconhecida no meio acadêmico, haja vista a recepção de suas obras como o Ethos e figurações na hinterândia amazônica, Estudos a partir da teoria de Norbert Elias, Matos nos presenteou com reflexões sobre possibilidades de pensar as diversas dimensões das realidades amazônicas apropriando-se da teoria eliasiana.