By: Andrea Mendonca Integração com a comunidade -- Publicado em: 09/12/2021 23:07

Mestranda do PPGET colabora em projeto do Programa Ciência na Escola (PCE/FAPEAM)

O projeto WEBTOON LITERÁRIO: um romance com a leitura e sua produção foi desenvolvido na E. E. Prof. José Bernardino Lindoso, tendo como Coordenadora, a Profa. de Língua Portuguesa e Literatura, Gisele dos Santos Ribeiro em parceria colaborativa com a pedagoga escolar, mestranda Ildeneti de Jesus Alves Costa, orientanda da Profª. Drª. Rosa Oliveira Marins Azevedo.

O projeto teve como objetivo analisar a contribuição do uso do Webtoon (histórias em quadrinhos digitais) para o incentivo às práticas de leitura de textos literários e sua produção, com uso de metodologias ativas de aprendizagem e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Desenvolvido, tendo como estratégia metodológica a Pesquisa-ação, o projeto nasceu da dificuldade apresentada por estudantes de cinco turmas de 2º ano do ensino médio em estudar conteúdos literários, e foi desenvolvido em cinco etapas: diagnóstico, planejamento, implementação, avaliação e divulgação. A etapa final, “Mostra para divulgação dos resultados”, foi realizada no dia 29/11/2021, sob forma presencial e live, através das redes sociais do projeto.

Os estudantes, bolsistas e não bolsistas que participaram do projeto apresentaram as releituras de obras do Romantismo e Realismo brasileiro: Cinco Minutos, A viuvinha, Senhora, Dom Casmurro e A Cartomante, produzidas em formato Webtoon e apresentadas aos estudantes e docentes de outras turmas. Durante as apresentações os jurados (professores da escola e convidados) escolheram a turma que melhor apresentou o trabalho. Após a live, as fotos e vídeos do projeto foram divulgadas nas redes sociais (Instagram e Facebook) para acesso dos internautas. Foi disponibilizado também QR Code para a leitura das histórias e o público digital participou de enquetes sobre as obras disponibilizadas e elegeu a que mais gostou.

Devido a repercussão positiva da Mostra, no dia 01/12/2021, o projeto foi destaque no site da Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas (SEDUC/AM) e no dia 02/12/2021, uma equipe de reportagem da TV A Crítica gravou matéria com a professora e os estudantes envolvidos. A reportagem foi veiculada no dia 03.12.2021 no Jornal MANHÃ no AR. Coordenadora e estudantes avaliaram que o uso do Webtoon contribuiu para fomentar o interesse à leitura, pois os alunos tornaram-se protagonistas das ações, pesquisaram e aprenderam a utilizar diversos aplicativos, dentre eles: Canva, ToonMe, Photoroom, CaptCut para produzir as histórias; aprenderam também a resolver conflitos e tomar decisões em equipe; ter mais responsabilidade com a realização das atividades; a interação e a frequência da turma também foram beneficiadas com o projeto.

WEBTOON LITERÁRIO foi a segunda pesquisa-ação desenvolvida de forma colaborativa entre a Professora-coordenadora e a pedagoga-Mestranda, através do PCE/FAPEAM. A mestranda, ao destacar a importância da pesquisa-ação para os processos formativos dos participantes do projeto, diz ter ampliado seu olhar para tal estratégia metodológica em sua pesquisa desenvolvida no mestrado, em que utiliza a pesquisa-ação como estratégia de pesquisa para o Desenvolvimento Profissional Docente Centrado na Escola (DPDCE), conceito central de sua pesquisa. Acesse o link para ler a matéria na íntegra: http://www.educacao.am.gov.br/escola-da-zona-norte-de-manaus-cria-historias-em-quadrinhos-com-releitura-de-classicos-da-literatura-brasileira/