By: Andrea Mendonca Inserção Social -- Publicado em: 23/07/2021 16:44

Professor Tarcísio Normando é eleito em chapa para Coordenação Nacional de GT – Ensino de História e Educação

No dia 22 de julho, em reunião realizada no XXI Simpósio Nacional de História realizado virtualmente a partir da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, foi eleita a Coordenação Nacional do Grupo de Trabalho Ensino de História e Educação.

A chapa é composta pelos professores doutores Helenice Rocha, da UERJ, Egberto Melo, da URCA, e Tarcisio Normando, do IFAM. O GT está vinculado à Associação Nacional de História (Anpuh) e, dentre outras atuações, ocupa a sua segunda secretaria, a assessora nas discussões sobre os temas ligados ao ensino, indicando nomes para debates e comissões. Dentre as propostas apresentadas pela chapa estão: a integração com outras instâncias que discutem o ensino; o estímulo a criação de grupos de trabalhos locais; fortalecimento da relação com as seções estaduais; e, ampliação do uso das redes sociais para capilarizar as discussões.

O historiador Tarcisio Normando, além de professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico ligado à linha “Processos para Eficácia na Formação de Professores e no Trabalho Pedagógico em Contextos de Ensino Tecnológico”, também é docente do ensino médio integrado no campus Itacoatiara.Com vasta experiência na educação básica em escolas públicas, ele acredita que os espaços para discussão acerca do ensino e da formação de professores de história devem ser democratizados para que as questões emergentes da vivência em sala de aula encontrem o fórum de discussão adequado e possam, de alguma forma, contribuir nas discussões de políticas públicas para educação.

O mandato da nova Coordenação Nacional do GT de Ensino de História e Educação é para o biênio 2021-2023.