• (92) 3621-6732
  • sec.ppget.cmc@ifam.edu.br

|

By: Gilmara Maquine Palestras PPGET -- Publicado em: 27/05/2023 11:00

Professora Iandra Coelho faz palestra sobre plágio e autoplágio

Na manhã desta quinta-feira, 25/05/2023, a professora Dra. Iandra Coelho, ministrou a palestra intitulada Plágio e autoplágio: conceitos, práticas e ferramentas (paráfrase, antiplágio e ChatGPT), para os mestrandos e doutorandos da Turma 2023 do PPGET.

A convite da Profa. Dra. Dra Cinara Anic, que ministra a disciplina de Dimensões paradigmáticas de pesquisa e tendências investigativas no ensino, Profa. Iandra abordou a importância de os pós-graduandos considerarem a autoria e a originalidade nas produções científicas.

Segundo a Profa. Dra. Iandra, “a palestra teve, entre outros objetivos, potencializar a reflexão e o acesso ao conhecimento sobre o assunto, adoção de medidas antiplágio, visando ao tratamento preventivo contra o plágio acidental e fomento a uma nova cultura de boas práticas científicas”, disse.

Além disso, durante a palestra os alunos do PPGET tiveram orientações sobre como realizar o mapeamento inicial sobre a temática de suas pesquisas visando identificar limitações e lacunas existentes sobre as referidas temáticas, que possam ser respondidas por suas pesquisas, apresentando assim algo inédito, original.

Outra novidade apresentada aos alunos foram os softwares de antiplágio que podem ser utilizados por aqueles que desejam primar por uma revisão adequada de suas produções científicas.

A palestra foi encerrada com algumas discussões acerca dos limites e possibilidades da ferramenta de Inteligência artificial mais comentada na atualidade, o ChatGPT.