By: Administrador PPGET Uncategorized -- Publicado em: 07/07/2017 01:38

MPET na Escola: Design de Conteúdo: Empoderando o Ensino

Um dos grandes desafios para os professores de licenciatura é a produção de material didático de apoio de qualidade e atraente para o aluno, visto que os livros escolares e slides, quando há tecnologia para isso, são praticamente os únicos materiais de uso em sala de aula. Em uma breve análise, percebe-se a falta de informações e conhecimentos sobre formas e técnicas para produzir estes materiais com uma estética diferenciada e acessível, o que afeta negativamente o aprendizado do aluno e, consequentemente, o resultado das avaliações escolares.

Diante deste cenário, surgiu o projeto “Design de Conteúdo: Empoderando o Ensino”. O objetivo é oferecer uma oficina com orientações sobre conceitos para materiais digitais e ferramentas para que o professor tenha autonomia na produção de materiais didáticos digitais de qualidade, indicando ferramentas e oferecendo orientações estéticas, para instigar a curiosidade dos alunos, tornando-os parte do contexto tecnológico contemporâneo. Com isso, o foco do projeto é que o conteúdo tenha uma linguagem simples, clara e atraente visualmente para que conhecimentos complexos possam ser vistos por ângulos mais contextualizados para o aluno, aproximando-o mais da disciplina.

A primeira oficina contou com 14 participantes, todos alunos de Licenciatura das áreas de Física, Química e Biologia do IFAM. Foram 05 dias de teorias e práticas resultando em projetos com apresentações desenvolvidas em grupo.

Este curso é resultado da disciplina Ensino e TICs ministrada pela Profa. Dra. Andréa Mendonça, do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM.
marca

20170519_095842 20170519_103745

img_20170515_090039308_hdr 20170515_084711 (clique nas imagens para ampliá-las)