By: Administrador PPGET Sem categoria -- Publicado em: 01/03/2019 17:26

Mestranda participa de Jornada Pedagógica na Gerência de Tecnologia Educacional da SEMED Manaus

A mestranda Gilmara Oliveira Maquiné, pertencente à turma de 2018 e pesquisadora da Linha 2 do MPET, participou da Jornada Pedagógica realizada pela Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED). Esse evento tem como objetivo orientar os coordenadores de como incluir a tecnologia no currículo em consonância com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), iniciando em 27 fevereiro se estendo até 01 de março 2019 na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério.
Atendendo ao convite da gerente da GTE, Sra. Aldemira Câmara, a aluna ministrou a palestra de abertura da Jornada com a temática: “Tecnologias na Educação: BNCC e Currículo (Cultura Digital)”. Essa palestra foi destinada aos professores que coordenam os programas e projetos que estão sob a coordenação da GTE, no que concerne a Cultura Digital e seus respectivos aspectos e desdobramentos perante a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Para atender a grande demanda de coordenadores e propor as reflexões a todos os envolvidos nos programas e projetos da GET, a palestra foi proferida no dia 27/02/2019 em dois horários distintos um momento as 8h30 e outro às 14h.
O objetivo da palestra foi: “Propor reflexões acerca da temática tecnologias na educação, com foco no desenvolvimento da cultura digital nas escolas, considerando o cenário proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”. Nesse sentido, foram tratados aspectos referentes a Educação 4.0, Cultura Digital e apresentados alguns exemplos de inovações nas escolas que fazem uso de tecnologias com fins educacionais.
A mestranda apresentou na palestra um desdobramento do estudo realizado e apresentado, em conjunto com sua orientadora Profa. Dra. Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, em formato de artigo completo no IV Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas (SETA 2018). Esse estudo tinha o objetivo de apresentar uma discussão acerca das competências digitais e suas características, bem como evidenciar alguns cases de experimentais realizados por professores em salas de aula.
A SEMED vinculou em seu site uma notícia descrevendo a participação da aluna. Acesse a publicação aqui ou no site da Prefeitura de Manaus.