• (92) 3621-6732
  • sec.ppget.cmc@ifam.edu.br

|

By: Gilmara Maquine Inserção Social -- Publicado em: 06/12/2020 18:26

Mestranda do PPGET orienta Projeto sobre Lixo Eletrônico

A Mestranda Nívea Consuêlo Carvalho dos Santos, atualmente docente de educação profissional no Centro de Informática do SENAC/AM, recentemente orientou o Projeto intitulado E-Lixo, esse projeto foi desenvolvido com o propósito de consolidar o II Projeto Integrador da turma da Aprendizagem Comercial. Projeto Integrador, na perspectiva do Senac, visa propiciar experiências de aprendizagem que se sustentem no “aprender fazendo” e no diálogo entre a sala de aula e a realidade do mundo do trabalho.

A Mestranda no papel de docente, realizou uma pesquisa com seus alunos sobre a temática de lixo eletrônico no comércio amazonense. A partir dos resultados da pesquisa foi identificado que as empresas que revendem eletrodomésticos e eletroeletrônicos, acumulam constantemente dois tipos de lixo eletrônico: o lixo eletrônico de uso nas rotinas de trabalho e produtos com defeitos que são devolvidos nas lojas e depois são classificados como sucata. Outro fator que mostra a pesquisa, é que muitas lojas têm adotado uma forma de descarte, mas, seus colaborados não têm noção de como classifica-los, manuseá-los e quais os riscos provenientes desse tipo de lixo, por falta de informações.

Assim surgiu o Projeto E-Lixo, na qual a Mestranda orientou e supervisionou, ajudando os alunos nas pesquisas e informações relacionadas à necessidade do comércio de transmitir aos seus colaboradores dados relevantes sobre o lixo eletrônico, bem como orientações que podem ser utilizadas no dia a dia do trabalho. Sendo assim o projeto teve o objetivo de compartilhar informações relevantes acerca do lixo eletrônico, seus malefícios ao meio ambiente e ao ser humano, e ainda oferecer dicas de como fazer uma pré-triagem para descarte correto, por meio de uma cartilha informativa.

A cartilha é composta pelos seguintes tópicos: O que é o lixo eletrônico (características e classificação); O que diz a legislação sobre isso?; O risco do descarte incorreto; O lixo eletrônico e saúde; Dicas de como fazer o descarte correto; Você sabia?; e Reciclar é uma atitude cidadã.

O projeto foi apresentado a uma conceituada empresa no ramo do comércio de Manaus, que recebeu a cartilha, adotou e repassou a seus colaboradores dando início as novas práticas de manuseio e descarte do lixo eletrônico.

A divulgação do trabalho pode ser conferida nos links abaixo relacionados: https://www.linkedin.com/posts/bemol_projeto-pesquisas-comaezrcio-activity-6740272434764689408-0ndX https://www.instagram.com/p/CIEN_gtMKFF/?igshid=12azmv97eys2u https://www.facebook.com/214854155217525/posts/3487048301331411/