By: Administrador PPGET Ações PPGET na Escola -- Publicado em: 29/11/2017 15:02

Integração do MPET com a Graduação do IFAM: mestrandos realizam oficina com alunos dos cursos de licenciatura

Os mestrandos do IFAM, da turma de 2017, Henrique Oliveira Lima, Márcio Silveira Nascimento e Janny Christiny Fernandes Lima, realizaram oficina com vinte e sete alunos dos cursos de licenciatura do IFAM (Física, Química e Ciências Biológicas). A oficina, intitulada Realidade virtual aplicada ao Ensino de ciências, ocorreu no dia 21 de novembro/2017, com duração de 3h. Nela, os futuros professores puderam discutir sobre as possibilidades de uso da Realidade virtual, como recurso, para ensinar Ciências a alunos do 6º ao 9º ano – Ensino Fundamental.
De acordo com o mestrando, Henrique Oliveira Lima, entre as muitas Tecnologias da Informação e Comunicação que podem ser utilizadas no ambiente escolar, a Realidade Virtual (RV) pode contribuir para um ensino de Ciências mais dinâmico, pois permite a elaboração de um ambiente virtual e tridimensional, que permite que o aluno seja transportado para outro lugar, virtualmente, sem sair de sua sala de aula.
Informou que, por muito tempo, a RV foi de difícil acesso devido aos seus altos custos, mas uma das soluções que tornou essa tecnologia mais acessível foi o desenvolvimento dos óculos Google Cardboard que, com auxílio de uma máquina (smartphone) e um software (programa) específico, permite sua chegada ao ambiente escolar sem custos altos.

(clique nas imagens para ampliá-las)