By: Administrador PPGET COPPGEN -- Publicado em: 26/12/2019 19:14

I Encontro de COPPGEN será realizado no IFAM

O I Encontro de Coordenadores de Pós-Graduação em Ensino da Região Norte (COPPGEN) será realizado nos dias 14 e 15 de maio de 2020, no IFAM, Campus Manaus Centro.

A ideia de realizar este evento surgiu durante o Seminário de Meio Termo dos Programas de Pós-Graduação da Área de Ensino (Área 46), ocorrida na CAPES no período de 26 a 28 de agosto de 2019, foi realizada uma reunião com os Coordenadores de Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Área de Ensino da Região Norte (Figura 1), sob a coordenação da Profa. Dra. Ivanise Maria Rizzatti, da Universidade Estadual de Roraima, que atuava como Coordenadora Adjunta dos Programas Profissionais da Área de Pós-Graduação em Ensino na CAPES.

A reunião teve por objetivo delinear estratégias de integração e fortalecimento das ações de ensino, pesquisa e extensão no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Ensino, modalidade acadêmico e profissional, da Região Norte. Como um primeiro passo no alcance deste objetivo, foi estabelecido a meta de realizar um primeiro evento de coordenadores a fim de minimizar o isolamento entre os cursos e construir um caminho de fortalecimento da Pós-Graduação em Ensino e superação dos desafios típicos da Região Norte, tais como, o distanciamento geográfico em relação aos grandes centros do país, as dificuldades em promover ações de inter e intrarregionalização e a pouca integração entre os grupos de pesquisa da região.

Nesta reunião, ficou acordado que o primeiro encontro ocorreria em 2020, sendo sediado em Manaus-AM, mais especificamente no Instituto Federal do Amazonas (IFAM) que oferece o curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET). Sendo ao final do evento, indicado o próximo estado a sediá-lo.

Para a primeira edição do evento, foi constituída uma comissão de organização composta pelos seguintes membros:

• Andréa Pereira Mendonça: Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico.
  • Emerson da Silva Ribeiro: Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática.
  • Ivanise Maria Rizzatti: Universidade Estadual de Roraima, Coordenadora Adjunta dos Programas Profissionais da Área de Pós-Graduação em Ensino na CAPES.
  • Kachia Hedeny Téchio: Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza.
  • Maria José da Silva Morais Costa: Universidade Federal do Acre (UFAC), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens.
  • Thaís Helena Chaves de Castro: Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.
  • Valmir Flôres Pinto: Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá, Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Humanidades

A fim de estabelecer uma identidade visual representativa para o COPPGEN foi criada uma logomarca pela MSc. Marcella Sarah Filgueiras de Farias, egressa do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) do Instituto Federal do Amazonas (IFAM).

A marca COPPGEN pretende dar identidade visual as ações do grupo de coordenadores de pesquisa em ensino da Região Norte, como forma de refletir as diversas identidades e pessoas que visam compartilhar, fortalecer e construir caminhos mais sólidos para a Pós-Graduação. Ela é composta por sete círculos que remetem as bandeiras dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, assim como suas cores e elementos de composição representados e organizados por ordem alfabética. A tipografia utilizada possui formas robustas que conceitualmente estão ligadas a solidez e segurança.

Em breve será disponibilizada programação do I Encontro de COPPGEN.