By: Gilmara Maquine Apresentação de trabalho -- Publicado em: 12/12/2022 17:41

Egresso participa de Comunicação oral no XX SEINPE/UFAM

O XX SEINPE – Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação foi organizado pelos professores e alunos do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas, e comemorou aniversário de fundação com lema: “PPGE, 35 anos de resistências e conquistas: formando mestres e doutores na Amazônia”, que aconteceu de 21 a 23 de novembro de 2022, na Faculdade de Educação (FACED) da UFAM.

No evento houve a participação do Prof. Me. João da Costa Cavalcante Filho, egresso do PPGET (Turma 2016), que apresentou comunicação oral na manhã do dia 22 de novembro, com a temática ENTRE MEMÓRIAS E HISTÓRIA NO ENSINO: (PRO) POSIÇÕES DE ITINERÁRIOS FORMATIVOS EM NARRATIVAS DE PROFESSORES/AS NO CEJA JACIRA CABOCLO.

O trabalho científico tratou dos resultados da pesquisa durante a elaboração da dissertação e produto educacional para obtenção do título de mestre em ensino tecnológico (CAVALCANTE FILHO, 2018), sob a orientação do Prof. Dr. Nilton Paulo Ponciano (IFMS), no intuito de compreender o retrato sociológico de uma instituição de ensino: o CEJA Jacira Caboclo – Anexo Colégio Brasileiro, através da vida e do trabalho docente.

Para isto, utilizou-se das histórias de vida de 03 (três) professores com base na abordagem dos retratos sociológicos de Bernard Lahire, que colaborou para análises de múltiplos aspectos que marcaram as trajetórias de professores em conformidade com a vida e trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Como desdobramento final das apresentações orais no GT 2 – EDUCAÇÃO, INTERCULTURALIDADE E DESENVOLVIMENTO HUMANO NA AMAZÔNIA, formou-se uma roda de conversa entre os pesquisadores da educação básica e superior, que expuseram suas percepções sobre os trabalhos expostos, que servem para valoração dos saberes/fazeres docentes no contexto da formação continuada de professores e professoras na Amazônia.

O trabalho completo está disponível para consulta no seguinte link: https://drive.google.com/file/d/13M8geupgGDNuBdp9iouM_W7JEGVvSaKe/view

Saiba mais sobre o trabalho de pesquisa de João Cavalcante, desenvolvido no Mestrado em Ensino Tecnológico. Dissertação: “Narrativas de Professores da Educação de Jovens e Adultos: Retrato do CEJA Jacira Caboclo” / Produto: Caderno de Oficinas Pedagógicas para a Formação Continuada de Professores de EJA