By: Gilmara Maquine Inserção Social -- Publicado em: 25/11/2021 22:58

Egressa do PPGET divulga seu produto educacional em roda de conversa com alunos de Licenciatura

A egressa do PPGET Iarima Naama Ferreira Lopes participou, na tarde de 24 de novembro de 2021, de uma roda de conversa com alunos do 6º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFAM. Esta roda constitui parte das atividades desenvolvidas na disciplina de Metodologia do Ensino de Biologia, ministrada pela Profa. Dra. Cinara Calvi Anic.

Iarima, em sua pesquisa de mestrado, elaborou uma proposta de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para o ensino do tema “Educação Ambiental e Promoção da Saúde no Ensino Médio”, por meio da construção de um jardim sensorial, sob orientação da Profa. Dra. Juliana Mesquita M.V. Lucena.

Na roda de conversa, da qual participaram também a mestranda Ildeneti Alves e a professora Maria Antonia Nascimento, da Escola Estadual Prof. José Bernardino Lindoso, os licenciados, a egressa e os demais participantes tiveram a oportunidade de conhecer uma aplicação prática da ABP no contexto das Ciências da Natureza, além de discutirem a organização e potencialidades da ABP como uma metodologia ativa.

Segundo os participantes, este momento foi de grande aprendizagem em conjunto, uma vez que foi oportunizada, além da divulgação do produto educacional da egressa, discussões sobre a ABP enquanto metodologia de ensino, a qual se articula com as novas propostas educacionais para o Ensino Médio. Nesse momento, Iarima, que também é professora da educação básica, pôde trocar experiências com os licenciandos sobre o desenvolvimento de uma pesquisa na área do Ensino e o trabalho docente como um todo.

O PPGET parabeniza a egressa pela divulgação do seu produto educacional.