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By: Gilmara Maquine Apresentação de trabalho -- Publicado em: 03/01/2023 17:14

Doutorandos publicam trabalhos no VIII Congresso Nacional de Educação

Os doutorandos Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira e Felipe da Costa Negrão da Turma 2022 do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET) participaram do VIII Congresso Nacional de Educação gerenciado pela Editora Realize. O evento ocorreu de modo híbrido com o objetivo de debater sobre as diferentes transformações vivenciadas nos últimos anos, sobretudo no campo educacional.

No evento, Felipe da Costa Negrão publicou o texto “A escrita de si por meio da metodologia de cartas (auto)biográficas” em co-autoria com o Dr. Amarildo Menezes Gonzaga. O artigo fundamenta-se na Pesquisa Narrativa, de modo que os autores apresentam os elementos teóricos que respaldam o uso das cartas (auto)biográficas enquanto instrumento de escrita de si na pesquisa em/com formação de professores, além da descrição da experiência do exercício de contar de si na disciplina “Dimensões Paradigmáticas de Pesquisa e suas Tendências Investigativas no Ensino” do PPGET/IFAM. Os resultados do artigo revelam que o exercício de escrita (auto)biográfica (e)leva o docente ao lugar de autoria, visto que ao revisitar episódios significativos da própria vida-trajetória, atribuí novos sentidos e novas aprendizagens – (auto)formando-se.

O texto completo pode ser acessado em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89808

A disciplina “Dimensões Paradigmáticas de Pesquisa e suas Tendências Investigativas no Ensino” também oportunizou o exercício crítico-reflexivo sobre a composição de professores que inspiram a trajetória de seus estudantes. Nesse sentido, Felipe da Costa Negrão e Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira publicaram o texto “Professores-referências sob lentes (auto)biográficas” com o objetivo de fortalecer o construto “professor-referência” a partir do exercício de contar sobre si com o outro. Os procedimentos metodológicos do artigo residem na Pesquisa Narrativa a partir de um inventário de si mesmo, cascavilhando memórias e evidências de experiências com dois professores que congregam características interessantes sobre o conceito em destaque. As experiências narradas inspiram e exalam form(ação) e despertam para o caminhar para si por meio da escrita em primeira pessoa, dialogando entre-tempos com os episódios descritos sob ótica crítico-reflexiva com vista a emancipação.

O texto completo pode ser acessado em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/88755