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By: Gilmara Maquine Apresentação de trabalho -- Publicado em: 20/03/2024 13:35

Doutoranda participa no I EDHAmazônia da UFAM

No dia 27 de fevereiro de 2024, a discente Carmen Érica Lima de Campos Gonçalves, doutoranda pela Linha 1 de Pesquisa do PPGET, e orientada pelo professor Dr. Amarildo Menezes Gonzaga; apresentou os resultados atuais da sua investigação em curso, sob o título “Lugar(es) de Fala(s) de Professores(as): a gestalt de uma cultura”, no GT 6 – Educação, saúde e processos psicossociais, durante o I Encontro Nacional de Psicologia, Educação e Direitos Humanos na Amazônia (EDHAmazônia).

O I EDHAmazônia é uma proposta da Universidade Federal do Amazonas, em parceria com UNIR, UnB, UEA, UFPA, UFSC, UNISINOS, ABRAPSO Manaus, CRP20, CRP10 e movimentos sociais, para fomentar intercâmbio entre pesquisadores que dialogam com as temáticas referentes à Psicologia, Educação, Direitos Humanos e interseccionalidades, no âmbito amazônico, prospectando a nível nacional como pautas globais vem sendo trabalhadas aqui.

A comunicação ocorreu presencialmente, na sala 11 da FAPSI/UFAM, a partir das 14h, horário local, sob a coordenação do Dr. Valter Luciano Gonçalves Villar e M.a. Marinez França de Souza. O I EDHAmazônia conta com o apoio da FAPEAM e CAPES. Além do GT 6, as demais temáticas do evento são: GT1 – Psicologia, povos amazônidas, ruralidades e direitos humanos; GT2 – Educação e processos formativos no enfrentamento à violência e discriminação; GT3 – Relações Pessoa-Ambiente, Processos Educativos e Direitos Humanos; GT4 – Interseccionalidades na Psicologia e na Educação; GT5 – Diálogos interdisciplinares e interseccionalidades: educação, psicologia e povos indígenas. Onde participaram discentes da graduação e pós-graduação, além de profissionais e docentes de ensino superior. As palestras e minicursos são enfocados nas mesmas pautas globais, dando um panorama dialógico entre o ensino, processos formativos, em conjuntura com os contextos sociais, sob a perspectiva das peculiaridades intrínsecas à Amazônia e suas diversas e únicas faces, reconhecendo o campo da educação como complexo e em intersecção com outras ciências.