By: Gilmara Maquine Congresso de Educação -- Publicado em: 22/03/2023 11:54

Doutoranda ministrará minicurso na Escola de Verão da UFPR

A doutoranda Carmen Érica Lima de Campos Gonçalves foi convidada para ministrar minicurso durante o XIII Workshop / lll Escola de Verão do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Paraná (PPGECM/UFPR), a ocorrer nos dias 22-24/03/2023, cujo tema deste ano é “A Pesquisa Científica na atualidade: desafios e perspectivas”.

A programação trabalhará Produto Educacional de sua Pesquisa atual, com o título “Autoetnografia como percurso (auto)formativo para professores(as)-pesquisadores(as)”, e inscrição disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfbcBy0Pkt5FPp0-w5lDJ6J_XGspIb6oRN_si2eR7jz10bh0A/viewform .

O minicurso é para participantes engajados em seu processo, com interesse na formação do eu-professor-pesquisador e o impacto de sua performance, no alunado e na comunidade, que considera o ser integral. Possui abordagem empírico-fenomenológica; pela qual trabalhará a perspectiva autoetnográfica para percepção da autoformação dentro da jornada de ciclos formativos e de atuação formais; a partir do conceito de (auto)formação e de Professor-Mentor. A base teórica é psico-filosófica e se volta para sustentar a tríade ontologia-epistemologia-metodologia daquele que investiga a partir de sua ação docente; também contando com um olhar etológico sobre o eu-pesquisador no contexto acadêmico-científico e no chão da escola.

O perfil previsto para o participante no minicurso é que seja capaz de: a) Perceber as influências e confluências nos percursos de formação; b) Conscientizar-se das suas vivências e como elas ecoam na experiência da pesquisa-formação; c) Tornar ativo(a) seu Lugar de Fala enquanto professor(a) e cientista, ou seja, político-filosoficamente. Para tal, o minicurso é acertado a partir de momentos de ateliê de projeto de vida, atividades pró-perceptivas, construção de autonarrativas, processos de (com)partilhamento e reflexão.

Carmen é orientada pelo Professor Dr. Amarildo Menezes Gonzaga, pela Linha de Pesquisa 1: Processos para Eficácia na Formação de Professores e no Trabalho Pedagógico em Contextos de Ensino Tecnológico.