• (92) 3621-6732
  • sec.ppget.cmc@ifam.edu.br

|

By: Gilmara Maquine Eventos -- Publicado em: 20/03/2024 13:54

Doutoranda ministra palestra alusiva ao mês da mulher

A doutoranda Maria Izaíra da Silva Gil, orientanda da Dra. Maria Lúcia Tinoco Pacheco, ministrou a palestra “Mulheres: lutas, desafios e conquistas” realizada no dia 06 de março de 2024 a convite da Uniasselvi Manaus.

A doutoranda dedicada à pesquisa na formação de professores, em especial a mulher-professora e diversidade, trouxe aspectos históricos do papel da mulher na constituição social, registros de luta contra as marcas do patriarcalismo presentes ainda nos dias atuais, pontuou dados do mercado de trabalho, violência, política e feminicídio no Brasil. E ainda, as conquistas dentro da legislação brasileira, educação e ciência, fechando o diálogo com as mulheres brasileiras inspiradoras.

Maria Izaíra afirma a importância da união e luta de homens e mulheres para uma sociedade com maiores e melhores oportunidades para as mulheres, busca pela superação da misoginia, apontando a educação como instrumento fundamental para mudança da mentalidade social. A palestra está disponível no canal do Instituto Cosmos no endereço https://www.youtube.com/watch?v=Yz3IsBS_RXM .