By: Gilmara Maquine Integração com Graduação -- Publicado em: 10/07/2023 14:00

Doutoranda conversa com Licenciandos do IFAM-CMC

No último dia 06 de julho de 2023, a discente Carmen Érica Lima de Campos Gonçalves foi convidada a conversar com a turma do 3º período da Licenciatura em Ciências Biológicas (LCBio) para contar da construção do seu processo como professora-pesquisadora na instituição.

A atividade foi mediada pela Professora Dra. Deuzilene Marques Salazar, na disciplina de Didática Geral, visando ofertar aos alunos a compreensão do processo de pesquisa sobre e na prática docente, como prevê o Projeto Pedagógica da LCBio/IFAM-CMC.

Carmen é egressa do mesmo curso, dos concludentes do ano de 2015, quando defendeu a Monografia “WHATSAPP: RECURSO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA”, sob orientação da Professora Dra. Soraya Farias Aquino e co-orientação do Professor Dr. José Galúcio Campos.

O resumo de seu Trabalho de Conclusão de Curso foi publicado pelo periódico Cadernos de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)(https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1184) e já citado algumas vezes por pesquisadores de outras universidades, principalmente após a pandemia e o ensino por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s).

Inclusive, a temática foi retomada para discutir o cenário da COVID-19, como um capítulo de livro intitulado “UM RETRATO DO ENSINO PÚBLICO MEDIADO POR TECNOLOGIAS, EM MANAUS-AM, NO INÍCIO DA COVID-19” (https://www.researchgate.net/publication/372190331_UM_RETRATO_DO_ENSINO_PUBLICO_MEDIADO_POR_TECNOLOGIAS_EM_MANAUS-AM_NO_INICIO_DA_COVID-19#fullTextFileContent), onde as autoras evidenciam que o movimento com as tecnologias digitais desde o ano de 2015 não havia tido alterações significativas entre os docentes, principalmente das escolas da rede municipal e estadual; a partir de discussões públicas promovidas com esse público pelo Grupo de Estudo e Pesquisa Educação em Ciências em Espaços Não Formais (GEPECENF) da Universidade do Estado do Amazonas, no qual a doutoranda participa.

Atualmente, Carmen é orientada pelo Professor Dr. Amarildo Menezes Gonzaga e sua investigação engloba seu processo formativo, como pesquisa-formação de cunho autoetnográfico. A apresentação do andamento de sua Tese, ocorrerá no II Workshop PPGET/IFAM, no dia 26/07/2023, às 15h, na Instituição, sendo membros da Banca a Professora Dra. Cinara Calvi Anic Cabral (membro interno) e a Professora Dra. Maria Teresa Santos Cunha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).