By: Gilmara Maquine Apresentação de trabalho -- Publicado em: 30/06/2022 10:46

Doutoranda apresenta trabalho no 2º Congresso Brasileiro de Autoetnografia

A discente Carmen Érica Lima de Campos Gonçalves, orientada pelo Professor Doutor Amarildo Menezes Gonzaga, apresenta um recorte da sua pesquisa de doutoramento no evento brasileiro “Autoetnografia Brasil”, 2º Congresso Brasileiro na temática, promovido por pesquisadores das Universidades Federais de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e Fluminense.

O recorte “Autoetnografia de uma Professora-Pesquisadora: investigando a autoformação” abrange os aspectos epistemológico, metodológico e ontológico da investigação em curso e, estará disponível nos anais do evento, posteriormente. A Autoetnografia é um movimento metodológico ainda recente no Brasil, que tem crescido nos últimos anos e responde à necessidade pós-moderna do fazer pesquisa, além de ser uma oportunização para investigar temas que perpassam discussões emergentes, sobre as quais a Academia ainda não vinha se empenhando em trabalhar a respeito, com afinco, sendo portanto, uma abordagem que oferta lacunas investigativas para os pesquisadores que trabalham a Pesquisa Narrativa.

O evento ocorrerá entre 3-5 de Agosto de 2022, de forma totalmente remota e contará com painéis sobre a publicação na área, no espaço acadêmico, em diversos setores do conhecimento, além das questões éticas e de proteção na abordagem.

Mais informações podem ser obtidas no link: https://autoetnografia.weebly.com/

A doutoranda teve contato com a Autoetnografia ao cursar a disciplina eletiva “Pesquisas Narrativas: Autoetnografia, Cartografia e Covert Research” pelo Doutorado do Programa de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologias da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2021.