By: Administrador PPGET Inserção Social -- Publicado em: 07/04/2020 23:37

Discente do MPET atua no combate a epidemia de covid-19

Denys Cruz

Um grupo de voluntários de Manaus, denominado “Liga contra o COVID-19 Manaus”, formado recentemente com o propósito de desenvolver iniciativas para combater o COVID-19, está unindo esforços e profissionais de diferentes áreas para produzir materiais que possam suprir a necessidade da rede hospitalar do Amazonas. Um dos voluntários da Liga é o aluno do MPET Denys Cruz, orientado pelo prof. Vitor Bremgartner.

Gestor do Laboratório de Inovação do Sebrae, Sebraelab, Denys Cruz tem apoiado por meio do uso de impressoras 3D e cultura maker na produção de “Face Shield”, que são escudos faciais direcionados para profissionais de saúde da capital e do interior. Estes equipamentos são remetidos para os que estão na linha de frente no tratamento a pacientes com o novo coronavírus e que sofrem com a falta de equipamentos de proteção individual durante a crise, tanto em hospitais públicos quanto em hospitais privados.

A ação, totalmente gratuita, faz uso de projeto da Prusa Protective Face Shield – RC3 de código aberto (open source) e que foi criado pela Prusa Printers, empresa de impressão 3D da República Tcheca. O modelo está sendo replicado em todo o mundo. “Estamos vendo que existe uma carência desse protetor. Os profissionais da saúde geralmente utilizam a máscara N-95, mas sem o protetor facial. Resolvemos contribuir da melhor maneira, colocando as nossas impressoras pra imprimir este projeto. Com o apoio de diversos voluntários com suas impressoras 3D, estamos buscando atender essa demanda”, disse Cruz. Ainda segundo o aluno do MPET, a ação conta com a parceria de diversas instituições.

“Espaços makers, como o FAB LAB Manaus, tem sido fundamentais na coordenação e operação da atividade. Juntando a isso, a parceira com o Enable Brasil nos permite enxergar as demandas do Estado em tempo real e trocar informações sobre como gerenciar as dezenas de pedidos que nos chegam todos os dias”, completou Cruz.

Beneficiados

Várias iniciativas já estão sendo prototipadas e estão prontas para serem produzidas e assim, atenderem de imediato as necessidades de hospitais e centros de saúde da cidade. Um dos locais beneficiados com os escudos faciais, o Hospital Adriano Jorge, foi um dos primeiros locais a receber o equipamento e que deve ajudar em seus procedimentos no tratamento de pessoas atingidas pela COVID 19. “Esta proteção vai adicionar mais segurança aos nossos técnicos e enfermeiros. Principalmente neste momento em que todos estamos focados em combater a expansão da pandemia”, disse Michelen Freitas, gerente de enfermagem do hospital.

Sobre o grupo Liga contra o Covid-19 Manaus

Rede de makers, professores, estudantes, empreendedores, profissionais de saúde, profissionais de tecnologia e de diversas áreas, que se juntou em torno de uma série de iniciativas para ajudar a combater o Coronavírus em Manaus.

Informações: http://facebook.com/covid19mao