Chamada EDUCITEC – Dossiê Temático sobre Produto/Processo Educacional: Concepção e Avaliação em Programas de Pós-Graduação da Área de Ensino
Esta chamada especial da Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC) tem como temática central Produto/Processo Educacional: Concepção e Avaliação em Programas de Pós-Graduação da Área de Ensino. A chamada contempla manuscritos que apresentem resultados de pesquisas e/ou produção acadêmico-científica desenvolvidos em Programas de Pós-Graduação da Área de Ensino, que contribuam para a área, ancorados em referenciais teórico-metodológicos nacionais e/ou internacionais que promovam a reflexão, aprofundamento e socialização do conhecimento sobre a concepção e avaliação/validação de produto/processo educacional, pautados nas seguintes linhas temáticas:
Construção de produtos/processo educacionais: artigos nesta linha temática incluem: i) artigos sobre produtos educacionais oriundos de investigação científica na área de Ensino, em diferentes áreas de conhecimento. Esses estudos devem demonstrar a concepção, desenvolvimento, aplicação e avaliação de produtos/processos educacionais, a partir de um problema de ensino-aprendizagem identificado ou de um problema oriundo da formação de professores; ou, ii) artigos sobre Itinerários ou metodologias empregadas na concepção e desenvolvimento de produtos/processos educacionais, devidamente fundamentados, tendo em vista o desenvolvimento de pesquisas científicas na área do Ensino.
Avaliação/Validação de produtos/processos educacionais: artigos nesta linha temática incluem: i) artigos sobre o percurso de avaliação/validação de produtos educacionais oriundos de investigação científica na área de Ensino, em diferentes áreas de conhecimento e os desdobramentos desta avaliação/validação na re(elaboração) do produto/processo educacional; ou, ii) Itinerários e instrumentos desenvolvidos para a avaliação/validação de produtos/processos educacionais, compreendendo também discussões sobre as potencialidades ou limites de avaliação/validação no contexto da área de Ensino.
Práticas formativas de pós-graduandos: artigos nesta linha temática devem apresentar práticas formativas de pós-graduandos potencializadoras para o êxito da concepção e avaliação/validação de produtos/processos educacionais no âmbito de PPGs da área de Ensino, com demonstração do itinerário de formação e evidências de avaliação deste itinerário.
Discussões sobre a inserção social dos produtos/processos educacionais: artigos nesta linha temática devem: i) apresentar estratégias empregadas para a inserção social, abrangência e replicabilidade dos produtos/processos educacionais oriundos de PPGs da Área de Ensino, assim como dos instrumentos adotados para seu acompanhamento; ou, ii) problematizar os desafios da área de Ensino e dos PPGs no emprego de “soluções” para promover a inserção social, abrangência e replicabilidade dos produtos/processos educacionais oriundos de PPGs da Área de Ensino.
Serão aceitos manuscritos em português, inglês e espanhol, desde que atendam a chamada desse dossiê e as normas de submissão, template e formatação definidos na plataforma da EDUCITEC.
Importante ressaltar que os manuscritos submetidos para este dossiê não devem estar sendo avaliados por outras revistas.
As submissões deverão vir identificadas com o título do Dossiê acima do título do manuscrito no template da Educitec.
Cronograma
Publicação da chamada: 20/06/2024
Recebimento de submissões: 01/08/2024 a 31/10/2024
Avaliação das submissões pelos pareceristas: 01/11/2024 a 30/11/2024
Editoração dos manuscritos: 01/12/2024 a 20/12/2024
Publicação do Dossiê: janeiro/2025
Em conjunto com a submissão, os autores deverão encaminhar em documento suplementar a indicação de três possíveis avaliadores, informando o nome, a afiliação institucional, a titulação, o endereço eletrônico e a área de especialidade em relação às temáticas abordadas no atual dossiê. Tais avaliadores poderão ser convidados pela organização para avaliações duplo-cego.
Desde já agradecemos o compartilhamento desta chamada e a participação da comunidade acadêmica.